Cerca de 10 mil foliões são esperados esta segunda-feira (24) na saída do tradicional bloco Pretinhos do Mangue, no município de Curuçá, localizado a 139 quilômetros de Belém, no nordeste paraense.
O bloco, que já soma 34 anos de tradição, alia os festejos do Carnaval à atenção ao meio ambiente. A preservação dos manguezais paraenses é exaltada por milhares de pessoas, que todos os anos se banham de lama para sair às ruas.
Segundo informações da Operação Carnaval Seguro, do governo do Estado, o esquema de segurança foi reforçado nas localidades do interior que mais recebem brincantes. Em Curuçá, 45 policiais militares e dez viaturas fazem o policiamento preventivo e ostensivo da saída do bloco esta segunda-feira. O Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) e Corpo de Bombeiros Militar também participam da operação – que foi iniciada na sexta-feira (21) e só termina no dia 2 de março.
Antes da saída do “Pretinhos do Mangue”, que tem concentração às 16h, a folia começa com uma caminhada dos participantes do bloco até o mangue, que é berçário e habitat natural dos caranguejos. Ali os brincantes passam lama pelo corpo e saem brincando pelas ruas de Curuçá. O símbolo do bloco, um caranguejo gigante, que mede um metro de altura por três de comprimento, e tem movimentos semelhantes ao do crustáceo, é atração no Carnaval do município.
Agência Pará