Faltando menos de duas semanas para realização da Feira de Exposição Agropecuária – 38ª EXPOPIN, a Prefeitura de Parintins e Associação dos Pecuaristas de Parintins – APP anunciaram que as inscrições para o concurso Rainha Expopin foram prorrogadas até o dia 25 de novembro, próxima terça-feira.
A 38ª Expopin, que ocorrerá de 3 a 7 de dezembro, é um evento que reúne diversos vertentes do setor primário. O evento conta com exposições, competições, atrações culturais e programação voltada ao fortalecimento do setor rural.
O Concurso da Rainha da Feira Agropecuária é considerado um dos momentos de maior destaque da programação, reunindo beleza, simpatia e representatividade. O vereador e presidente da APP, Telo Pinto, destaca a importância de parcerias para realização do espetáculo.
“O concurso da Rainha da Expopin este ano tem uma premiação histórica de R$ 14 mil, a maior premiação que já foi realizada, fruto do investimento da Prefeitura de Parintins, do prefeito Mateus Assayag e também outros colaboradores como a deputada Mayra Dias, o deputado Saullo Viana e o senador Omar Aziz, pessoas que realmente engrandecem e fortalecem o evento”, disse Telo Pinto.
A Ilha Tupinambarana é o celeiro de mulheres bonitas, onde mistura a arte com o real. Antes dos bois de pano Caprichoso e Garantido, conhecidos nacionalmente, já existiam os bois de carne nas fazendas, e a Feira Agropecuária é o elo que conecta ambos os mundos. “Pra quem não sabe, grandes itens dos dois bois Garantido e Caprichoso saíram do concurso da Garota Expopin, na época. E não vai ser diferente com a Rainha da 38ª Expopin, não tenho dúvida que as belas moças de Parintins irão se inscrever e daqui a pouco galgar caminho nas duas agremiações folclóricas”, afirma Telo Pinto.
Concurso Rainha Expopin
A competição era conhecida como “Garota Expopin”, em que podiam participar jovens de 16 a 24 anos, mas com a reformulação deste ano, o concurso passa a se chamar “Rainha Expopin” e, com a nova nomenclatura, acompanham novas regras.
“O concurso é exclusivamente para mulheres maiores de idade, com faixa etária entre 18 e 25 anos. Para se inscrever, a candidata deve procurar o Parque de Exposição e atender alguns requisitos. Primeiro, ser natural de Parintins e segundo representar uma fazenda. Ao representar uma fazenda, a candidata passa a expressar a história, o trabalho e a força do homem e da mulher do campo e por fim o essencial, apresentar o RG e o CPF para comprovação dos dados”, explica a coordenadora do concurso Nandara Alcântara.
De acordo com regulamento que é fornecido de forma impressa no momento da inscrição, não é permitida a inscrição de candidatas que já tenham participado do Concurso em anos anteriores. Além disso, será obrigatória a participação das candidatas em pelo menos dois cursos oferecidos pela Feira Agropecuária durante a festividade.
Após as inscrições, as candidatas deverão passar por uma pré-seleção que ocorrerá na quarta-feira (26) às 17h, no auditório “Elias Assayag”, localizado no Parque de Exposição Luiz Loureço de Souza – Estrada Odovaldo Novo, onde serão avaliados os seguintes critérios: noções de dança, desfile e beleza.
Outras informações sobre o concurso e documentos necessários para a inscrição podem ser obtidas diretamente na APP, pelas redes oficiais da Expopin e Prefeitura de Parintins e Contatos: (92) 99971-1987 e E-mail: expopin2021@gmail.com.
Texto: Jailson Amazonas – SECOM
Fotos: Pedro Coelho – SECOM





