Feira de Literatura Infantil e Juvenil do Amazonas celebra a imaginação e a leitura nos dias 10, 11 e 12 de outubro

Evento reúne escritores, ilustradores e educadores em três dias de programação dedicada à literatura amazonense

 Foto: Divulgação / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A literatura do Amazonas ganha destaque neste mês de outubro com a realização da 1ª Feira de Literatura Infantil e Juvenil do Amazonas (FLIJ-AM), que acontece nos dias 10, 11 e 12 de outubro, reunindo escritores, ilustradores, professores e amantes da leitura em um grande encontro voltado à arte, à imaginação e à formação de novos leitores.

Idealizada pela escritora e ilustradora Leila Plácido, a FLIJ-AM nasce com o propósito de promover, valorizar e divulgar a produção literária infantil e juvenil amazonense, criando um espaço de diálogo entre autores, educadores, crianças e famílias.

O evento é uma realização coletiva, com o apoio dos escritores participantes, do Coletivo Pirilampo e Soldadinho, e apoio cultural do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Programação

A programação da feira inclui lançamentos de livros, rodas de leitura, oficinas, apresentações artísticas e bate-papos literários, proporcionando experiências únicas de aprendizado e diversão para o público infantil e juvenil.

Na sexta-feira (10/10), a cerimônia de abertura acontece às 16h, seguida do lançamento do livro “Do mato ao asfalto”, solenidade de doação de livros para a biblioteca e encerramento às 18h.

O sábado (11/10) será marcado por atividades interativas, como a Roda de Leitura Manauara com a professora Lucila Bonina; oficina de origami com Ely Soares; apresentação de fantoches “Biobola” com Lorena Souza; e um bate-papo sobre a produção de quadrinhos infantis no Amazonas, reunindo Lorena Souza, Raquel Teixeira, Eunuquis e Evaldo Vasconcelos.

No domingo (12/10), Dia das Crianças, encerra a programação com novas edições da Roda de Leitura Manauara, a oficina “Vamos fazer um livrinho?” com Jefter Haad e Leila Plácido, uma palestra com a Dra. Elaine Andreatta e o bate-papo “Novos olhares para a literatura infantil e juvenil amazonense”, com Leiliane Dandara, Eduardo Silva e Leandro Leite, mediado por Adoneles.

Literatura amazônida

Entre os autores participantes estão Adoneles, Alessandro Saraiva, Anete Valdevino, Antônia Plácido, Bruxinha Lepap, Carol Peace, Coletivo Matinta, Eduardo Silva, Elaine Andreatta, Eunuquis, Evaldo Vasconcelos, Fernanda Costa, Franciná Lira, Guilherme Torres, Jan Santos, Jefter Haad, Leandro Leite, Leila Plácido, Leiliane Dandara, Letícia Plácido, Lorena Souza, Lucila Bonina, Raimundo Brilhante, Raquel Teixeira, Simone Malveira e Pedro Lindoso.

A 1ª FLIJ-AM é um marco para a cultura local e reafirma o compromisso dos artistas e educadores com o incentivo à leitura, à criação literária e à valorização das vozes amazônidas na literatura contemporânea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui