Nesta quinta-feira (21/11), às 18h, o Teatro da Instalação vai sediar a gravação do espetáculo “Milagres do Coração”, o curta natalino que será exibido no Projeto Natal em Rede, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Sob liderança do diretor Davi Nunes, os alunos do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro prepararam uma experiência visual única conectada à uma narrativa envolvente para ser transmitido a 21 municípios do interior do Amazonas no período de 2 a 20 de dezembro.
Com “Milagres do Coração”, usando a linguagem do teatro digital, o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro apresenta uma produção, que narra a história de amizade entre Ícaro Davi e Jujuba, uma amizade criativa, sonhadora que pode realizar tudo que seus corações desejarem. Para esse milagre de natal acontecer, os amigos contam com a ajuda dos reis magos, do Arcanjo Gabriel, Maria e José e esperança e fé no Menino-Deus.
O diretor do Liceu Claudio Santoro, Davi Nunes, explica que esse trabalho proporciona aos municípios uma compreensão de como é que funciona tudo que envolve os bastidores do espetáculo, as gravações, os ensaios, o trabalho dedicado do elenco e todo o caminhar para que ao final, a obra esteja realmente pronta para um resultado positivo.
“O objetivo é que eles possam ter um momento deles, onde a gente possa dividir e compartilhar todo o processo de criação do espetáculo, para que eles possam compreender e replicar esse trabalho em suas cidades”, destaca Nunes.
Elenco “Milagres do Coração”
O ator André Casttelo, 32, aluno do grupo experimental de teatro adulto do Liceu de Artes Claudio Santoro, participa do elenco como intérprete do papel principal no curta de Natal. André dá vida ao personagem Ícaro Davi, uma criança de 10 anos em uma missão especial, que é salvar o Natal.
“Foi um desafio e, ao mesmo tempo, uma experiência enriquecedora. Foi preciso mergulhar profundamente na imaginação e resgatar a essência da infância para transmitir a pureza, a coragem e o senso de aventura que a personagem exige”, relata o ator. Ele ressalta que “Milagres do Coração” não é apenas uma história de fantasia e aventura – ela carrega uma mensagem poderosa de união, superação e do verdadeiro significado do espírito natalino, “Acredito que essas mensagens vão tocar o coração de quem assistir”, conclui André.
Interpretando a personagem “José”, o ator Júlio Coutinho, 27, revela que é a sua estreia atuando em uma edição de Natal promovida pelo Governo do Estado. Júlio é um dos integrantes do elenco dos alunos de teatro do Liceu de Artes Cláudio Santoro. Em março, ele começou a frequentar as aulas de teatro na instituição e, em julho, participou da primeira mostra do grupo com o espetáculo “Enxurrada”, dirigido pelo professor Elizeu Melo.
“Neste período percebo um avanço significativo na minha comunicação, assertividade e de uma certa forma, coragem de expor ideias, acreditar no valor de contribuir. Agora estou participando pela primeira vez de uma edição natalina”, revela o ator.
A produção foi cuidadosamente elaborada para criar uma experiência visual especial e uma narrativa envolvente. Desde os cenários, que refletem a magia e o espírito do Natal, até os figurinos e a trilha sonora, cada detalhe foi pensado para transportar o público a um universo encantador. A equipe juntamente com os diretores, produtores e o elenco, busca trazer uma energia única ao projeto, que reflete o trabalho colaborativo e a dedicação de todos os envolvidos.
Cronograma Natal em Rede
O Natal em Rede vai alcançar as comunidades mais distantes do interior do Amazonas com a transmissão de espetáculos natalinos, promovidos pelo Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, em 21 municípios do estado, no período de 02 de dezembro a 20 de dezembro.
O Natal nos Municípios chegará à comunidade de Cacau Pirera e aos municípios de Envira e Parintins, com apresentações artísticas realizadas por alunos das unidades do Liceu dos referidos municípios. Além dessas localidades, o evento contemplará Benjamin Constant, Borba, Caapiranga (Sede), São José do Araras (Caapiranga), Carauari, Coari, Codajás, Humaitá, Iranduba (Sede), Tumbira (Iranduba), Itacoatiara, Itamarati, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maraã, Vila Amazônia (Parintins), Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira e Urucurituba.