Produção literária: Centro de Educação Infantil Sementinha promove sessão de autógrafos de livros escritos por alunos

Em evento marcante, o Centro Educacional Infantil Sementinha da rede municipal de ensino de Parintins realizou na tarde de sexta-feira (05), a 4ª edição do Projeto Estante Mágica, culminando com a apresentação e sessão de autógrafos dos livros escritos pelos alunos.

A conquista das crianças reflete o compromisso da gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice Vanessa Gonçalves, que acredita no poder transformador da educação, fortalecendo o futuro de Parintins.

A Mestra de Cerimônia Acleísia citou um pensamento de Malala Yousafzai: “Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo”. E foi exatamente o que aconteceu com as crianças de 05 anos do Cei Sementinha, que tiveram o privilégio de cumprir tão cedo a missão de escrever uma obra literária.

Na abertura da solenidade, no salão de festas do Kwaiti Club, foi executado o Hino Nacional, seguido da fala da secretária municipal de Educação, Gizelle Soares, gestora e professoras.

A secretária enfatizou que nada seria possível sem a participação dos pais dos alunos, que acreditaram no potencial dos seus filhos e da importância da família na escola. “A noite de autógrafos dos nossos alunos é porque eles transformaram a imaginação deles em livros e eles são os nossos pequenos e brilhantes alunos da educação infantil”, frisou. Soares também destacou o trabalho das professoras e funcionários, e o compromisso do prefeito Mateus Assayag com a educação do município.

Para a gestora, Valderlane Pontes, as crianças são como as sementes que devem ser regadas com amor e carinho e que irão dar frutos lá na frente. Ela pediu aos pais que continuem incentivando as crianças. “O Projeto Estante Mágica é uma iniciativa maravilhosa que vem agregar valor aos nossos projetos que são trabalhados anualmente na nossa escola. Então, nós estamos encerrando com a tarde de autógrafos das nossas crianças de 05 anos, onde elas puderam colocar no papel as imaginações, as vivências, tudo o que elas aprenderam”, disse a gestora.

Para a professora do ensino infantil, Jocymara Brandão, o projeto estimula o gosto pela leitura. “Hoje estamos aqui no evento de autógrafo, culminando com essa noite especial, onde a gente celebra os alunos e hoje eles se tornam autores. É um trabalho que a escola iniciou em 2022 e vem crescendo a cada ano. E todo esse processo do projeto de leitura “Estante Mágica”, inicia lá no maternal, onde as crianças têm o contato com a leitura, por meio de um recurso chamado a Maleta da Leitura, onde elas levam o livro para casa, a família lê o livro para as crianças, e elas retornam para a sala de aula e compartilham a história com a turma, com os colegas e professores”, detalhou.

Mãe do pequeno Benício, de 06 anos, aluno do 2⁰ período D, e autor do livro “Eu Fui Para o Mar” a Sra. Manuela Picanço falou representando os pais dos alunos e ressaltou a capacidade que as crianças têm em transformar a imaginação em realidade. Ela destacou que não é só um livro, é uma vitória.

Entre os pequenos escritores está Victor Gabriel, um aluno TEA, do 2⁰ período D vespertino, e que no início tinha muita dificuldade de interação e socialização. Hoje, ele é motivo de orgulho pelo desenvolvimento que teve no ensino infantil. Victor Gabriel é autor do livro “Palmas Para o Victor”.

Foram destaques na programação a entrada das “Estrelas Literárias”, leitura de biografias, poema, apresentação em Libras, sessão de autógrafos, sessão de fotos e a apresentação do palhaço Sabonetão. Um coquetel foi servido aos homenageados, familiares e convidados.

Texto: Naldo Rodrigues
Fotos: Naldo Rodrigues SEMED /SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui