A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai instalar um telhado metálico para cobrir o prédio principal do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. O objetivo é proteger itens do acervo que possam ter escapado do incêndio que destruiu, no início de setembro, 90% dos 20 milhões de peças do museu. A instituição já iniciou a cobertura de partes do edifício.
A estrutura que vai proteger os escombros é um telhado metálico com cerca de 5 mil metros quadrados. Esse trabalho será acompanhado por engenheiros e especialistas de diversas áreas da UFRJ, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e técnicos da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O Ministério da Educação liberou R$ 10 milhões para ação emergencial na segurança do prédio do Museu Nacional.
O edifício estava interditado desde o incêndio, por causa do risco de desabamento da estrutura interna. A UFRJ vai fazer obras de contenção dos escombros e buscas a restos do acervo que tenham escapado do incêndio. Porém, o prédio será desinterditado apenas para serviços e conclusão do processo para aquisição do telhado metálico.
Fonte: Agência Brasil