Temporada de Transatlânticos fomenta economia, turismo e cultura de Parintins

Parintins respira cultura e turismo. O povo da Ilha Tupinambarana inventa e reinventa a arte que cativa visitantes do mundo todo. Nessa perspectiva, o município aguarda a nova temporada de transatlânticos que começa no mês de novembro e se estende até o mês de abril de 2026. A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, tem se dedicado e construído estratégias e formas de movimentar os setores econômicos, culturais e sociais do município na busca pela geração de emprego e renda.

O prefeito Mateus Assayag mostra compromisso e dedicação na ampliação e valorização no setor turístico estruturando instituições públicas para investir no setor e firmando parcerias com órgãos privados, que atuam em projetos, serviços e iniciativas no município.

“Parintins tem um potencial gigantesco na geração de emprego e renda através do turismo. É uma diversidade de atrativos que podemos investir ao longo de todo ano. Estamos estudando, por exemplo, o turismo de pesca e observação de pássaros, justamente para considerar todas as alternativas possíveis”, disse o prefeito Mateus Assayag.

Ao longo de 6 meses, o município de Parintins e a Serra da Valéria receberão 6 navios transatlânticos. Segundo dados da Secretária de Turismo e Eventos de Parintins, a estimativa é de mais 5 mil turistas que começarão a chegar na Ilha nas próximas semanas, fomentando a economia direta e indiretamente.

Temporada 2025/2026

Os Navios que passarão por Parintins são: MS Insignia em 26 de novembro 2025 e 01 de fevereiro de 2026; MS Volendam 9 de dezembro 2025; Hanseatic Spirit 16 de março e 11 de abril 2026 e MS Marina 29 de março de 2026. Na Serra da Valéria estão escalados: MS Insignia em 23 de novembro deste ano e 4 de dezembro de 2026; MS Volendam no dia 6 de dezembro 2025 e MS Marina em 26 de março de 2026.

Os preparativos são realizados antecipadamente e envolvem diversos setores públicos e privados, abrindo um leque de possibilidades como shows culturais, city tour, visitas aos principais pontos turísticos, vendas de artesanato e outros produtos. O momento reúne associações que colaboram com a feira de artesanato no porto de Parintins como Associação dos Figurinistas e Artesãos de Parintins ASFAPIN, Só Artes, Kbças Geniais e Associação de Múltiplos Artesãos de Parintins (Amuapin).

Duas empresas são responsáveis pela realização dos shows culturais: Agência e Viagens e Turismo, que apresenta o Caprichoso no Parintins Convention Center e Ilhas Viagens e Turismo que apresenta o Garantido na Cidade Garantido. O City Tour é realizado através da Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins, que passam pelo Mercado Municipal Luiz Gonzaga, Centro de Memória, Mercado Municipal Leopoldo Neves, Catedral do Carmo, Casa da Cultura, Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Currais do Garantido e Caprichoso.

É um conjunto de instituições públicas e privadas que vão desde secretarias à associações independentes que trabalharam juntas para fazer com que a experiência dos visitantes seja única. A temporada de transatlânticos é um período importante para a cultura, turismo e economia de Parintins.

Texto: Jailson Amazonas – SECOM
Fotos: Yuri Pinheiro – SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui