O ex-presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, gerou repercussão com uma postagem em sua conta no X (antigo Twitter) na última segunda-feira (4/8). Em resposta a um internauta, Santa Cruz escreveu que, “no seu mundo ideal, a pena de morte para traição aos cânones democráticos seria pena de morte com bala na nuca”. A fala surgiu durante uma discussão sobre a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Liberdade de expressão @STF_oficial afinal é da esquerda pic.twitter.com/zbtdjQOkzm
— Portal Chumbo Grosso (@ChumboGrossoM) August 5, 2025
A publicação que deu início à troca de mensagens foi feita pelo próprio Santa Cruz, que celebrou a prisão de Bolsonaro. “Hoje é um dia de festa! Esse merda que matou tantos na pandemia está preso. Que os mortos o assombrem”, escreveu ele, referindo-se a Jair Bolsonaro.
Os dois já haviam protagonizado embates públicos em outras ocasiões. Em 2019, por exemplo, Felipe Santa Cruz acionou o Supremo Tribunal Federal após declarações de Bolsonaro a respeito do desaparecimento de seu pai, Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, durante a ditadura militar.
Parece que o doutor em Direito não domina a gramática da língua portuguesa.
O que me espanta é ver um advogado escrever “cú” com acento. @CFOAB @OABPR @OABRJ_oficial @OABAM @allanconta5 @pfigueiredo08 @STF_oficial pic.twitter.com/1AgA32K7e8
— Portal Chumbo Grosso (@ChumboGrossoM) August 5, 2025