Alunos do Colégio Militar de Manaus tem iniciativa reconhecida internacionalmente

"Henrique Oliveira, professor de Biologia e Ciências do Colégio Militar de Manaus é o docente responsável pelo projeto".

Fruto de uma parceria entre o núcleo de Tefé do Colégio Militar de Manaus e a Davis Middle School, da Califórnia (EUA), o projeto “International Collaboration for Sustainable Solutions in the Amazon: Inspiring Students to Build a Better Tomorrow” foi premiado com o Sustainability Award no Ciena Solutions Challenge 2025, uma das maiores premiações internacionais voltadas para iniciativas sustentáveis desenvolvidas por jovens.

Junto com o projeto de Tefé, também foram premiadas iniciativas de países como Estados Unidos, Canadá, Filipinas, Índia, Turquia, entre outras potências — o que reforça ainda mais o nível da conquista.

O professor Henrique, docente responsável pelo projeto, comenta que a iniciativa nasceu a partir dos impactos causados pela seca histórica de 2024, vivida no município de Tefé. Sensibilizados com os desafios ambientais enfrentados pela população, os estudantes iniciaram uma jornada de investigação científica, utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL).

A proposta foi dividida em duas etapas:
Na primeira fase, os alunos realizaram pesquisas de campo, analisaram os efeitos da seca e estudaram estratégias sustentáveis de enfrentamento, propondo a tecnologia da evapotranspiração como alternativa para o tratamento de águas negras, com o objetivo de contribuir com a preservação ambiental.

Segundo o professor Henrique, o principal destaque que levou o projeto a ser premiado foi exatamente a proposta concreta de montagem e implementação do sistema sustentável, unindo teoria e prática de forma colaborativa entre os estudantes brasileiros e americanos. O valor da premiação será justamente utilizado para viabilizar o desenvolvimento e a construção do protótipo final.

Agora, com os recursos da premiação disponíveis, a equipe inicia a segunda e mais importante fase: a montagem do projeto real, aplicando, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa.

Essa conquista demonstra o poder transformador da educação quando aliada ao protagonismo estudantil, ao trabalho em equipe e à busca por soluções reais para problemas locais.

Como parte da celebração, os estudantes foram convidados a apresentar sua iniciativa no Festival YouthMADE, organizado pela Digital Promise, que reunirá jovens de diversos países para compartilhar ideias e soluções em educação ambiental e sustentabilidade.

Com a COP30 prestes a acontecer na Amazônia, essa história ganha ainda mais relevância. Ela simboliza como as ações locais, impulsionadas pela juventude, podem contribuir diretamente para os grandes debates globais sobre clima e meio ambiente. Os estudantes de Tefé, além de criarem uma resposta ao impacto das mudanças climáticas em sua comunidade, também se tornaram exemplo vivo do que será debatido em Belém: como a Amazônia e suas populações podem liderar o caminho para um futuro mais sustentável.

A mudança começa agora — e vem da Amazônia!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui