Dr. Hiran destaca legado do CFM em sessão especial pelos 80 anos da instituição

O senador Dr. Hiran (Progressistas-RR) presidiu, nesta quinta-feira (11), a sessão especial do Senado Federal que celebrou os 80 anos de fundação do Conselho Federal de Medicina (CFM). A homenagem foi proposta pelo próprio parlamentar, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed) e autor do requerimento que deu origem ao evento.

Com um histórico de defesa da classe médica no Congresso Nacional, Dr. Hiran destacou, em seu discurso, o papel estratégico do CFM na consolidação da medicina brasileira, sua atuação ética e seu compromisso com a saúde da população.

“O CFM tem sido uma voz firme, inabalável, da medicina organizada em nosso país. Em um cenário de constantes desafios, sua atuação se mostra fundamental para a defesa intransigente das prerrogativas médicas e da dignidade do exercício profissional” afirmou o senador, reforçando a importância do trabalho da instituição ao lado dos mais de 670 mil médicos em atuação no Brasil.

Dr. Hiran também ressaltou que o Conselho Federal de Medicina, ao longo de oito décadas, tem sido um agente ativo na regulação da atividade médica e na luta pela qualidade da formação profissional, pela autonomia do médico e pela proteção da relação médico-paciente.

O presidente do CFM, Dr. José Hiran da Silva Gallo, também enfatizando a importância do diálogo entre o Conselho e o Congresso Nacional na formulação de políticas públicas de saúde.

“São compostos por homens e mulheres com trajetórias marcadas pela defesa da saúde, da vida e da dignidade da população. As duas Casas são legitimadas pelo poder do voto, de seus pares, num exercício amplo de democracia representativa. Em decorrência disso, são espaços plurais que respeitam o debate sobre o assunto que nos mobiliza: a preocupação comum em encontrar soluções que garantam ao nosso povo o acesso à saúde com eficiência e segurança”, firmou Gallo.

O presidente do CFM também reconheceu que, embora haja momentos de tensão, o relacionamento institucional tem gerado conquistas importantes. Entre elas, citou a aprovação da Lei do Ato Médico, que, segundo ele, trouxe maior segurança jurídica aos pacientes e mais clareza sobre as atribuições de cada profissional da área da saúde.

Dr. Hiran, por sua vez, reforçou que a colaboração entre o Legislativo e o CFM é essencial para o fortalecimento da medicina no país, e reafirmou seu compromisso com as pautas prioritárias da categoria, especialmente no que diz respeito à valorização do médico, à qualidade do ensino e à responsabilidade no exercício profissional.

A sessão especial foi marcada por discursos que reconheceram o protagonismo do senador Dr. Hiran na defesa da medicina no Congresso, e pela reafirmação de seu papel de liderança como articulador político de temas cruciais para a saúde pública brasileira.

Tiago Santiago

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui