A obra da Cidade Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no município de Iranduba, a 27 km da capital, continua sem previsão de entrega após cerca de 10 anos do início das construções.
O projeto, que deveria abrigar cerca de 2 mil alunos, tinha a proposta de ser um grande complexo urbano com espaços residenciais, comerciais, eixos viários, além de áreas de lazer, turismo, serviços públicos e abrigar o campus da UEA.
Em 2017, quando as obras foram abandonadas, o Ministério Público Federal (MPF) questionou o licenciamento ambiental da área, apontando danos ambientais.
A área da Cidade Universitária é próxima ao Parque Nacional de Anavilhanas e à Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, onde vivem comunidades ribeirinhas.
Em nota divulgada em 2021, pelo então governo Wilson Lima, a UEA afirmou que a obra foi paralisada pela gestão interior do governo estadual por falta de recursos, havendo ainda uma decisão judicial obrigando a paralisação de atividades na área.
“O governo e UEA buscam realizar um Estudo de Viabilidade Técnica para a implantação de um parque tecnológico no local”, diz.
O estudo foi esquecido, ja se passaram 2 anos da divulgação desta nota.
Aliás pelo visto o povo do Amazonas vai continuar esquecido, em especial o dinheiro público jogado fora até a presente data.
Com a palavra, Governo do Amazonas, Ministério Público Estadual e Fedetal, deputados estaduais. Aliás os deputados estaduais estão todos calados. Todos.





