O governo dos Estados Unidos, sob a liderança do presidente Donald Trump, voltou a ameaçar o Brasil, com menção direta ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em um post na rede social X nesta segunda-feira, 8 de setembro.
A postagem teve autoria do subsecretário de Diplomacia Pública do Departamento de Estado dos EUA, Darren Beattie, com o contexto do feriado deste domingo (7), que marca a Independência do Brasil.
Em seu perfil na rede social, ele acusa erroneamente Alexandre de Moraes de atos de abuso de poder, em indicação ao julgamento de supostos envolvidos na autoria dos movimentos de 8 de janeiro de 2023.
“Ontem marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores da liberdade e da justiça. Em nome do Ministro Alexandre de Moraes e dos indivíduos cujos abusos de autoridade minaram essas liberdades fundamentais, continuaremos a tomar as medidas cabíveis”, alega o político.
Essa declaração ocorre em um contexto de crescente tensão entre os dois países, especialmente após a imposição de tarifas pesadas sobre produtos brasileiros.
Trump expressou sua insatisfação com o Brasil, apontando o governo brasileiro como “esquerda radical” após divergências políticas e não descartou a possibilidade de restringir vistos para autoridades que planejam participar da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.