As novas regras de cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) praticadas no Amazonas a partir deste mês de janeiro vão isentar do pagamento 98% das motocicletas registradas no Estado. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2) pelo governador Wilson Lima (UB).
Segundo levantamento feito junto ao Ministério dos Transportes, a frota de motocicletas no Amazonas atingiu, em novembro de 2025, a marca de 560.612 unidades. O número considera os veículos classificados pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) como motocicleta (446.958), motoneta (111.296) e ciclomotor (2.358).
“Aqueles que possuem motos até mil cilindradas não vão pagar o IPVA a partir de janeiro. E não precisa fazer qualquer tipo de solicitação no Detran (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas). No momento em que o dono da motocicleta vai fazer a renovação da sua licença, já vai constar lá que o IPVA é gratuito. Isso representa 98% dos proprietários de motos no Estado do Amazonas”, declarou Wilson durante evento na sede do governo, na zona Oeste de Manaus.





