RIO DE JANEIRO – O clima de festa no Carnaval da Marquês de Sapucaí deu lugar a um mal-estar familiar no entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No último domingo (15/2), a primeira-dama, Janja Lula da Silva, e a filha mais velha do presidente, Lurian da Silva, protagonizaram uma discussão acalorada no camarote onde a família acompanhava os desfiles das escolas de samba.
O episódio, revelado pela colunista Mônica Bergamo e confirmado por aliados do governo, ocorreu em uma sala de acesso restrito, destinada exclusivamente ao presidente e seus convidados diretos.

.
O estopim da discussão
De acordo com relatos de auxiliares presentes, o desentendimento começou quando Lurian entrou no espaço reservado para cumprimentar o pai. Janja teria interpelado a enteada, afirmando que o momento não era propício para conversas longas e sugerindo que Lurian desse apenas um beijo no pai e se retirasse do local.
Lurian reagiu à interferência, insistindo que desejava conversar com Lula. Diante da insistência de Janja para que ela deixasse a sala, o tom da conversa subiu. Testemunhas afirmam que a filha do presidente chegou a questionar a postura da primeira-dama, afirmando que Janja não compreenderia a dinâmica de uma estrutura familiar por não ter filhos.
Testemunhas e Reações
O embate ocorreu diante do vice-presidente Geraldo Alckmin e da segunda-dama, Lu Alckmin, que também estavam no recinto. Após o bate-boca, Lurian deixou a sala visivelmente abalada e chorando.
Apesar da tensão, o presidente Lula optou pela neutralidade no momento do conflito. Segundo fontes próximas, o presidente não interveio na discussão, limitando-se a dizer a aliados que conversaria com ambas posteriormente, em caráter estritamente particular.





