O primeiro dia de inscrições do curso pré-vestibular “Eu Amo Parintins”, realizado pela Prefeitura, atraiu dezenas de candidatos que visam uma oportunidade de acesso à universidade. O município oferece 300 vagas para jovens de baixa renda.
A Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Zeila Cardoso, visitou os locais de inscrição, o Centro do Idoso Pastor Lessa, Estação Cidadania João do Carmo e o Centro de Referência da Assistência Social Santa Rita.
Com investimento em educação e foco na inclusão social, o curso busca preparar os participantes a enfrentar os principais vestibulares, ampliando as chances de ingresso no ensino superior.
“Parintins é uma cidade universitária e o prefeito Mateus Assayag e a vice Vanessa tem como principal objetivo da gestão universalizar o ensino superior, dar possibilidade de acesso aos jovens a conquistar uma carreira de sucesso”, argumentou a secretária Zeila Cardoso.
A dona de casa Aliandra Bezerra Gomes, 42, formou em 2017 no ensino médico e sempre sonhou em fazer o vestibular, mas as condições financeiras impediam. “Uma oportunidade maravilhosa porque a pessoa de baixa renda não tem como pagar um cursinho. Às vezes tem capacidade de passar, mas falta o dinheiro. É uma nova etapa da minha vida”, destacou.
Crislaine Santana, do Bairro Tomazinho Meireles, também concluiu o ensino médio, mas nunca teve a oportunidade de acesso aos cursos preparatórios. “Surgiu essa oportunidade da Prefeitura e eu vim fazer a inscrição, nunca tive condições financeiras e o prefeito Mateus tem dado várias oportunidades aos jovens e adolescentes, chegou a minha vez também, obrigada Mateus”, agradeceu.
Patrick Modesto fez a inscrição do filho que está concluindo o ensino médio e para ele a iniciativa da Prefeitura vai impulsionar a educação, abrindo portas para a juventude.
“Creio que muitos vão ter a chance de conseguir acesso à faculdade e poder ter um futuro melhor. A prefeitura dando essa ajuda teremos vários alunos com vagas na universidade por causa desse curso preparatório”, destacou.
As inscrições seguem nesta quarta-feira (03/09) e as aulas iniciam no dia 8 de setembro.
Cursos profissionalizantes – 80 vagas preenchidas
Além de oferecer oportunidade para acesso à universidade, a Prefeitura de Parintins em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem comercial – SENAC realizou inscrições para os cursos de maquiador, porteiro / vigia, bartender, tortas e bolos com 80 vagas preenchidas.
A iniciativa busca oferecer oportunidade de formação gratuita, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.
Alexia Jenny, que é zootecnista se inscreveu no curso de maquiador para ter a certificação. “Para quem não tem o certificado é importante comprovar a profissão. O prefeito Mateus acertou porque as pessoas já trabalham nessa área, mas falta a certificação”, argumentou.
O compromisso da gestão municipal é de investir, criar oportunidades e capacitar a população, informou a secretária Zeila, anunciando que por determinação do prefeito Mateus Assayag, os novos cursos serão destinados à zona rural.
Texto: Josene Araújo – SEMASTH/SECOM
Fotos: Pitter Freitas – SECOM