A Nasa divulgou nesta quarta-feira (19) novas imagens do objeto interestelar chamado 3I/Atlas, que os astrônomos determinaram ser um cometa provavelmente mais antigo do que o Sistema Solar. Em publicação nas redes sociais oficiais, a agência espacial negou especulações de que o objeto se trata de uma espaçonave alienígena.

“Temos quase 20 missões científicas e equipes observando o 3I/ATLAS enquanto ele viaja pelo nosso sistema solar — deixando a gente confiante de que se trata apenas de um cometa muito legal”, diz um dos posts.
O 3I/ATLAS foi avistado pela primeira vez em julho por um telescópio do Sistema de Alerta de Último Impacto Terrestre de Asteroides, ou ATLAS, localizado em Rio Hurtado, no Chile, e tem sido rastreado por astrônomos desde então. Sua trajetória incomum indicava que ele estava passando pelo Sistema Solar vindo de partes desconhecidas.
O 3I/ATLAS é o terceiro objeto interestelar já observado por astrônomos viajando pelo Sistema Solar. Os outros foram os cometas chamados 1I/’Oumuamua, detectado em 2017, e 2I/Borisov, descoberto em 2019.
3I/ATLAS: cauda do cometa interestelar continua crescendo; sinais de rádio são naturais
Os cometas são pequenos corpos celestes sólidos que são uma combinação de material rochoso e gelado que evapora à medida que se aquece ao se aproximar de uma estrela como o nosso Sol.
A Nasa disse, ainda, que o 3I/ATLAS não representa ameaça à Terra e não se aproximará mais do que 275 milhões km do nosso planeta.
Fotos: Reprodução Nasa.





