A Prefeitura de Parintins vai operacionalizar a compra institucional da agricultura familiar pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com início no mês de maio. A Secretaria Municipal de Produção Rural prepara o lançamento da chamada pública para fazer o credenciamento dos potenciais beneficiários nos próximos dias. Os investimentos são anunciados pelo prefeito Mateus Assayag para incentivar os produtores com safra excedente.
O secretário de produção rural, Tião Teixeira, afirma que o plano do PAA Municipal é receber os produtos de agricultores da várzea para evitar eventuais perdas. “Sabemos que os nossos irmãos produtores precisam desse incentivo nessa época do ano e elaboramos essa iniciativa com o prefeito Mateus Assayag. O PAA deu certo nos dois últimos dois anos, com o orçamento que conquistamos com o Governo Federal”, garante.
A Prefeitura de Parintins segue toda a legislação do PAA – Doação Simultânea, que anteriormente teve R$ 2,7 milhões de receita do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), aplicada na economia de 210 agricultores até ano passado. “Damos início à uma nova fase para adquirir a safra excedente, por exemplo, de macaxeira, banana, jerimum, goiaba, entre outros produtos comuns nesse período”, assegura Tião.
O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e a Carteira de Produtor Primário são exigências para os produtores participarem do credenciamento. O secretário Tião Teixeira ressalta que a gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves tem priorizado políticas de incentivos aos agricultores, com acompanhamento técnico, serviços de mecanização, escoamento e apoio na comercialização no mercado.
Texto e Fotos: Gerlean Brasil – SEMPA/SECOM