A partir da próxima segunda-feira, 10 de dezembro, a prefeitura de Coari vai realizar um mutirão de cirurgias ginecológicas para reduzir as filas de espera no município. A ação segue ate o dia 12 e deve atender pelo menos 40 mulheres.
As cirurgias serão realizadas no Hospital Regional de Coari, já com os novos equipamentos adquiridos pela prefeitura com investimentos próprios de R$ 2,5 milhões. De acordo com o prefeito Adail Filho, o número de mutirões aumentará no município ao longo do ano.
“Graças ao investimento que fizemos, conseguimos equipar nosso hospital para atender nossa população de forma mais ágil. Já estamos preparando o cronograma para as próximas ações que deverão acontecer já no mês de janeiro”, afirmou o prefeito.
Durante o mutirão serão realizadas as seguintes cirurgias: conização, perionioplatia, histerectomia, laparotomia para retirada de cisto, excerese de cisto mamário e histerectomia vaginal, com dois cirurgiões operando simultaneamente nos três dias.
Entre os equipamentos adquiridos para o hospital estão um autoclave hospitalar de 360 litros, aparelho de anestesia, ventiladores mecânicos, monitores multiparâmetros capnografia, berço aquecido, aparelho de fototerapia, Bisturi elétrico ultrassônico, mesa cirúrgica elétrica e equipamentos completos para a odontologia entre outros.
Desde o início da gestão de Adail Filho a saúde, assim como a educação, tem tido tratamento especial. No primeiro ano de governo, a prefeitura de Coari reformou todas as Unidades Básicas de Saúde, o Hospital Regional, além de inaugurar a UBS Fluvial que em seis meses fez mais de 13 mil atendimentos aos moradores da zona rural da cidade.