A turma do PL Amazonas parece que não anda na sua melhor fase. Acostumados a querer lacrar como faz o vereador drone Salazar em Manaus, o então Major Capitão parece que anda frequentando a escola do seu subalterno.
O deputado federal Alberto Neto (PL-AM), levou uma invertida do deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), ao querer “lacrar” durante reunião da Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados, por conta da iniciativa do Governo Federal à recuperação de celulares roubados ou furtados.
Neto em tom de deboche para cortar o vídeo e publicar em suas redes sociais para “lacrar” com sua base política, criticou e classificou como absurda a medida do Governo Federal de “mandar mensagem no aplicativo WhatsApp pedindo o Celular de volta”.
O parlamentar foi rebatido pelo colega Pastor Henrique Vieira, desmontou a narrativa de Alberto Neto com dados e argumentos baseados em um projeto já testado com sucesso em Teresina no Piauí, apontando o despreparo da extrema-direita com evidências e lembrou o negacionismo científico de parlamentares da base do ex-presidente.
De acordo com Henrique Vieira , foram mais de 6 mil celulares devolvidos e a redução de 44% do número de roubos e furtos de aparelhos, desde que a medida foi tomada em Terezina.
“Foi um retrato do que é a extrema direita. Uma mescla de ignorância e orgulho de ser ignorante. Vossas excelências não acreditam em dados, não acreditam em fontes confiáveis, vivem brigando com a própria realidade. Vamos usar os dados. Consegue sustentar?, disse o deputado Henrique Vieira.
O modelo funciona a partir da identificação judicial do número do aparelho e da parceria com operadoras de telefonia. Quando o celular chega a um receptor — que não necessariamente participou do roubo — esse novo portador é notificado de que está com um aparelho identificado pela Justiça e pode ser responsabilizado. Essa comunicação tem levado milhares de pessoas a devolverem os aparelhos espontaneamente.
Vale ressaltar que o Governo do Amazonas lançou o Programa RecuperaFone, que já utiliza a tecnologia de rastreamento e notificação para desestimular a compra e venda de aparelhos celulares furtados e roubados.
“Ao todo do Programa RecuperaFone, lançado em setembro do ano passado em Manais, já realizou a restituição de 1.850 aparelhos aos donos, de um total de 4 mil celulares recuperados.”
Cada dia que passa esse capitãozinho vai se tornando mais repugnante. Vai acabar sem mandato e expurgado da política. Exemplos não faltam.