O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (27) que ofensivas terrestres contra o narcotráfico na Venezuela devem começar “muito em breve”.
Durante uma conferência com militares, Trump afirmou que o tráfico de drogas por mar está diminuindo. Agora, segundo ele, os EUA passarão a impedir também o transporte de entorpecentes por terra, considerado por ele “mais fácil”.

“Alertamos eles a pararem de enviar veneno para o nosso país”, acrescentou.
O presidente não deu mais detalhes de como serão as operações por terra, nem quando elas ocorrerão.
A declaração amplia a escalada verbal dos últimos dias. Na terça (25), Trump já havia dito que estava disposto a lidar com a Venezuela do “jeito difícil”, caso necessário.
A bordo do Air Force One, o presidente foi perguntado por que consideraria conversar com Nicolás Maduro, apesar de afirmar que o líder venezuelano chefia uma organização terrorista.
“Se pudermos salvar vidas, se pudermos resolver as coisas do jeito fácil, seria bom. E se tivermos que fazer isso do jeito difícil, tudo bem também”, respondeu.
No início da semana, o governo dos EUA incluiu o Cartel de los Soles na lista de organizações terroristas. Washington afirma que o grupo, supostamente liderado por Maduro, atua no envio de drogas ao país.
A Venezuela nega as acusações, e especialistas contestam a própria existência do cartel.





