A equipe de Tim Cook se prepara para o evento de lançamento dos novos iPhones enquanto a comunidade aguarda ansiosa. No entanto, devido a uma série de vazamentos na última semana, uma dúvida surge: será que o iPhone 16 vai corresponder às expectativas?
Grande parte do evento será focado na abordagem da Apple em relação à inteligência artificial. O conjunto de ferramentas da Apple Intelligence é crucial para a promoção do iOS 18 e dos novos iPhones. Aqueles que desejam entrar no jogo da IA da Apple estarão de olho no iPhone 16. Por enquanto, ele será o iPhone mais barato capaz de rodar o software — dos modelos existentes, apenas os iPhones 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max suportarão o Apple Intelligence.
Apesar da Apple garantir que os primeiros iPhones lançados junto com o Apple Intelligence serão equipados com o processador A18 e com um aumento de memória RAM para rodar o software, o iPhone 16 corre o risco de ser insuficiente para a IA.
“Software para o futuro”
Vazamentos mostram que o iPhone 16 rodará o software, mas com pouca margem para expansão do processador e memória. Embora a primeira interação do Apple Intelligence seja, em grande parte, baseada em servidores, à medida que a Apple lançar novas atualizações e transferir mais processamento de dados para o aparelho, o iPhone 16 poderá ficar sem recursos para suportar as mudanças.
Os prazos para o iOS 18 e a IA também precisam ser considerados. O software Apple Intelligence não estará disponível no lançamento. A primeira versão pública de um conjunto básico de ferramentas está prevista para meados de outubro, um mês após o lançamento do iPhone 16. A funcionalidade do ChatGPT é esperada para dezembro, e o conjunto completo só estará disponível em março de 2025.
Qualquer pessoa que comprar os novos modelos da linha 16 estará contando com a promessa de um software para o futuro. Isso não é uma prática incomum para o lançamento de smartphones, mas é uma decisão arriscada, visto que o software pode ser um fator importante no processo de decisão dos usuários.