Lábrea, 03 de julho de 2025 – O governo do Amazonas inaugurou, nesta quinta-feira (03/07), uma nova unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) no município de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus). A cerimônia contou com a ilustre presença do presidente estadual do Partido Liberal (PL), Alfredo Nascimento, que ressaltou a relevância desta obra para a população de Lábrea. Com a nova estrutura, o Governo do Amazonas atinge 12 PACs no interior, totalizando 22 unidades fixas e móveis em funcionamento em todo o estado. Ao Portal, Alfredo Nascimento fez questão de ressaltar o impacto positivo que esta obra trará para a vida dos moradores da região.
Um marco para Lábrea: A importância do novo PAC
A inauguração do PAC em Lábrea é um marco fundamental para a cidade, representando um avanço significativo na oferta de serviços públicos essenciais. Para a população de Lábrea, esta obra significa o fim da necessidade de longas e custosas viagens para Manaus em busca de documentos e acesso a direitos básicos. A iniciativa faz parte da estratégia de regionalização dos serviços e ampliação do acesso da população à cidadania, com atendimento próximo e de qualidade, algo crucial para uma cidade tão distante da capital.
“Nós estamos levando o serviço público para mais perto das pessoas, principalmente no interior. O PAC de Lábrea vai facilitar a vida de quem precisa de documentos, de quem busca acesso a direitos e serviços. Esse é o compromisso do nosso governo: oferecer dignidade e respeito para a população em todas as regiões do Amazonas”, destacou o governador Wilson Lima.
Estrutura moderna e ampla capacidade de atendimento
A nova unidade do PAC funciona no Centro de Convivência Dona Cesarina, na rua Camilo Norato, s/n, Vila Falcão. O espaço possui uma estrutura moderna e climatizada, e foi equipado com tecnologia de ponta, como computadores, tablets e máquinas fotográficas para o registro da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A unidade permite até 12 postos de atendimento simultâneos e tem capacidade para 200 atendimentos por dia, o que representa, em média, 4 mil atendimentos mensais.
No PAC Lábrea, a população terá acesso a uma ampla gama de serviços, incluindo:
- Emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN) pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
- Emissão da Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) pela Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (SEPcD).
- Orientação sobre o programa Empreender no Envelhecer, ofertado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
A unidade também conta com guichês de atendimento de parceiros como a Fundação Amazonprev, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Receita Federal, reunindo em um só local os serviços mais procurados pela população.
Expansão e regionalização dos serviços
Com a inauguração em Lábrea, o Governo do Amazonas dobrou o número de PACs em funcionamento no estado desde 2019. Naquele ano, eram 12 unidades em operação, sendo apenas quatro no interior. O avanço representa o esforço da atual gestão em garantir que os direitos básicos cheguem às regiões mais distantes da capital, reduzindo desigualdades no acesso ao serviço público.
Além de Lábrea, os municípios com PACs no interior são: Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Tefé, Presidente Figueiredo, Humaitá, Maués, Rio Preto da Eva, Tabatinga e Careiro. A meta do governo é continuar expandindo a rede de atendimento para outras localidades do interior, consolidando a regionalização dos serviços de cidadania no Amazonas.
A presença de figuras políticas como Alfredo Nascimento na inauguração reforça o compromisso com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos cidadenses do interior do Amazonas.