O Senador Eduardo Braga (MDB-AM) declarou que irá “lutar para derrubar o veto de Lula” sobre uma emenda que visava destravar o licenciamento ambiental da BR-319. O parlamentar defende a emenda como a melhor solução para a conclusão da rodovia, essencial para a ligação terrestre do Amazonas, Roraima e Rondônia com o restante do país.
Em um vídeo, Braga explicou que a emenda foi aprovada tanto na Câmara quanto no Senado, mas o governo propôs um novo modelo de licenciamento, a “Licença Ambiental Extraordinária” (LAE), a ser emitida pela Presidência da República e pelo Conselho da República. Embora reconheça a LAE como uma possível alternativa, o senador insiste que a emenda aprovada é um instrumento mais eficaz.
“Eu lutarei muito junto ao presidente do Senado e junto ao presidente da Câmara, e junto às bancadas tanto do Senado quanto da Câmara, para derrubarmos esse veto”, afirmou Braga. Ele ressaltou a importância de utilizar “todos os instrumentos possíveis” para realizar o “sonho do povo do Amazonas, do povo de Roraima, do povo de Rondônia de ter finalmente a BR-319 restaurada”.