Abrasel no AM promove bate-papo sobre concessão de crédito para bares e restaurantes nesta quarta (9)

Marcus Evangelista

Equilibrar o faturamento e obter resultados satisfatórios segue como um dos principais desafios enfrentados por bares e restaurantes no cenário pós-pandemia da Covid-19. Uma das alternativas mais buscadas é o crédito bancário.

Para desmistificar alguns conceitos e fornecer dicas valiosas, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional Amazonas (Abrasel no AM), promoverá um bate-papo exclusivo com o economista Marcus Evangelista, CEO da Exithus Consultoria, especialista em captação de recursos com mais de 21 anos de atuação.

O evento ocorrerá nesta quarta-feira, 9 de agosto, a partir das 16h, no Centro de Distribuição do Dedé do Grupo Engenho, localizado na Rua Carlos Lacerda, nº 415, bairro Parque Dez – Zona Centro-Sul de Manaus. As inscrições são limitadas, exclusivas para associados da Abrasel e realizadas por meio do link: https://abrir.link/fdUSv.

Rodrigo Zamperlini, presidente da Abrasel no Amazonas, explica que o setor ainda não se recuperou totalmente dos impactos da pandemia, especialmente nos anos de 2020 e 2021. Muitos estabelecimentos investiram em sistemas de delivery, mas agora também desejam atender clientes que preferem o consumo presencial. Diante disso, diversos empreendedores recorrem ao crédito bancário, embora as respostas tenham sido predominantemente negativas.

“Conseguir créditos em instituições financeiras nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para empresas que não possuem um histórico de relacionamento ou que passaram por dificuldades financeiras e estão com seus nomes negativados, ou saíram recentemente de negativações. Isso impacta os seus scores [pontuação] e as avaliações para concessão de crédito que essas instituições que esses bancos costumam fazer”, comenta Zamperlini, reconhecendo também que o cenário econômico não favorece os pedidos de crédito.

Mensalmente, a Abrasel realiza pesquisas no cenário nacional e estadual. Uma das constatações feitas é que muitos negócios de alimentação, fora do lar, ainda operam sem lucro ou com prejuízo, empatando as contas no final do mês e necessitando de um fôlego.

“Uma vez que a empresa está necessitando dos recursos, seja para equilibrar seu fluxo de caixa, fazer investimento em novas unidades, reformas, aquisição de máquinas e equipamentos, muitas vezes apenas através de empréstimos bancários é que as empresas conseguem alcançar seus objetivos”, afirma.

Segundo Rodrigo, “vale também ressaltar que, muitas vezes, o crédito não irá resolver os problemas. É preciso também olhar a gestão financeira dentro da empresa, conciliar a necessidade”.

O palestrante Marcus Evangelista promete apresentar de forma didática e direta caminhos possíveis para ampliar o conhecimento sobre crédito bancário. Ele é presidente do Sindicato dos Economistas do Amazonas (Sindecon-AM) e foi eleito cinco vezes como presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM). À frente da Exithus Consultoria, Marcus auxilia empresas na captação de recursos para impulsionar seus negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui