Com apoio do BNDES, Canoas lança edital de concessão de iluminação pública

Modernização de 100% do sistema trará economia de 54% do consumo de energia elétrica com iluminação pública

Presidente deu a declaração em evento com empresários na Argentina

A Prefeitura de Canoas (RS) lançou, nesta terça-feira (04/04), edital para concessão dos serviços de iluminação pública, modelada com apoio técnico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto beneficiará os mais de 340 mil habitantes do município com serviços de melhor qualidade, economia de gastos públicos com energia elétrica e valorização de equipamentos urbanos. Os investimentos no projeto estão estimados em R$ 110 milhões, distribuídos ao longo dos 24 anos de vigência do contrato. O leilão está marcado para o dia 16 de maio, na sede da B3, em São Paulo.

A concessão por meio de Parceria Público-Privada (PPP) tem como objetivo delegar à iniciativa privada os serviços de modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública do município. A modernização para a tecnologia LED dos cerca de 30 mil pontos que compõem o parque de iluminação pública da cidade deverá ser finalizada em até 16 meses após a assinatura do contrato de concessão.

Para garantir a qualidade do serviço, a implantação da nova tecnologia deverá observar os parâmetros da norma técnica brasileira de iluminação pública. Como resultado direto da modernização, além da elevação do nível de serviço, estima-se a redução de 54% no consumo de energia elétrica para iluminação pública do município.

“A concessão do serviço de iluminação pública de Canoas foi modelada pelo BNDES com foco na melhoria dos serviços prestados à população. Com a implantação do projeto, espera-se maior percepção de segurança nas vias públicas, ampliação do uso do espaço urbano pelos cidadãos e implementação de iluminação cênica em monumentos e edifícios que compõem o patrimônio histórico local, declarou o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa. “A PPP trará ainda eficiência energética, com redução de gastos com energia e do impacto ambiental”, complementou.

A concessionária deverá ainda desenvolver e implantar projetos de iluminação cênica em 14 locais escolhidos pela prefeitura, com destaque para prédios históricos e pontos turísticos, e de iluminação especial em praças e parques. Alguns pontos a serem contemplados são a Praça do Avião e a Casa de Artes Villa Mimosa Os investimentos resultarão em valorização do patrimônio histórico e arquitetônico do município e maior conforto e segurança aos usuários de espaços públicos no período noturno.

Outro investimento previsto consiste na implantação de um sistema de telegestão interligado a um centro de controle operacional em 100% das vias públicas do município. A estrutura permitirá o monitoramento e o envio de comandos às luminárias em tempo real, agilizando a detecção e a correção de falhas. Além disso, o sistema dedicado de comunicação de dados da rede de iluminação pública poderá ser utilizado futuramente para a prestação de serviços relacionados ao conceito de “cidades inteligentes” em todo o território do município.

O futuro concessionário será remunerado mensalmente por contraprestação paga pelo município. A seleção do prestador de serviço, por meio de leilão, se baseará no menor custo dessa contraprestação. Para incentivar a prestação de serviço com o nível de qualidade especificado no contrato, o valor efetivamente pago da contraprestação dependerá do cumprimento de indicadores de desempenho por parte da concessionária, cujos resultados serão auditados por um verificador independente.

Nessa PPP de iluminação pública, o BNDES assessorou a prefeitura no desenvolvimento de todas as etapas do projeto: estudos técnicos, modelagem econômico-financeira e elaboração das minutas do edital e do contrato. Os estudos foram conduzidos pelo BNDES em parceria com o consórcio de consultores Accenture e M&P Sociedade de Advogados (Accenture do Brasil LTDA e Moysés & Pires Sociedade de Advogados).

BNDES e o apoio a PPPs de iluminação pública – A carteira de iluminação pública do BNDES conta atualmente com onze projetos, dos quais sete já foram contratados (Porto Alegre-RS, Teresina-PI, Vila Velha-ES, Petrolina-PE, Caruaru-PE, Jaboatão dos Guararapes-PE e Curitiba-PR) e quatro estão em andamento (Canoas-RS, Caxias do Sul-RS, Joinville-SC e Vitória-ES). Juntos, os projetos totalizam mais de 650 mil pontos de luz, que viabilizarão uma melhoria no serviço de iluminação pública para mais de oito milhões de pessoas, e alavancarão R$ 1,8 bilhão em investimentos. Um dos destaques das ações do BNDES no setor foi o título de modelagem do ano do PPP Awards & Conference Brazil 2019, com o qual foi premiada a PPP de iluminação pública de Teresina.

Saiba mais sobre os projetos em estruturação pelo BNDES no site do Hub de Projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui