Encontro com cônsul do Panamá em Manaus destaca conexões entre zonas francas e planejamento urbano sustentável

cdl encontro

A arquiteta e urbanista Melissa Toledo participou, no último dia 15 de abril, de um encontro promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Manaus) com o cônsul do Panamá. O evento teve como objetivo apresentar uma visão estratégica sobre as zonas francas panamenhas e discutir possibilidades de cooperação comercial entre o Panamá e o estado do Amazonas.

Durante a reunião, o cônsul destacou o modelo panamenho de polos logísticos voltados ao comércio exterior, que funcionam como verdadeiros “laboratórios de inovação econômica e institucional”. A apresentação evidenciou a integração entre infraestrutura, planejamento urbano, atrativos turísticos e incentivos econômicos — pilares fundamentais para tornar o Panamá um destino atrativo para investimentos internacionais.

Para Melissa Toledo, o convite ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) para participar do encontro mostra a importância de se considerar o papel dos arquitetos e urbanistas na estruturação de ecossistemas de negócios. “Quando falamos de zonas francas, estamos também falando de planejamento urbano inteligente. É sobre pensar o ambiente construído como motor de desenvolvimento, inovação e eficiência”, afirmou.

Segundo ela, o modelo panamenho apresentado é inspirador por promover um desenvolvimento urbano integrado e competitivo, em que o poder público e privado se unem em prol da geração de empregos, aumento do poder de compra e melhoria da qualidade de vida. “A transformação urbana está diretamente ligada à criação de oportunidades, à valorização turística e ao fortalecimento do comércio — elementos essenciais para um desenvolvimento econômico sustentável no Amazonas”, completou.

O encontro, classificado como uma reunião de aproximação institucional, deverá ter novos desdobramentos. “Foi uma apresentação inicial do projeto econômico do Panamá, e futuras tratativas deverão ocorrer em bases legais e institucionais. Mas é extremamente saudável ampliar esse diálogo em prol da cidade, do urbanismo e do comércio regional”, finalizou Melissa.

A presença da arquiteta no evento também permitiu trocas de impressões com representantes do setor empresarial local, como membros da Amazon Tool e da FCDL, reforçando a importância de integrar diferentes visões no debate sobre o futuro urbano e econômico da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui