Mulheres lideram 86% negócios selecionados para programa de pré-aceleração na Amazônia

Fotos: Divulgação

Negócios de impacto para a Amazônia e liderados por mulheres representam 86% dos selecionados para o Lab de Impacto, programa de pré-aceleração exclusivo para estados da Amazônia Legal, com investimentos entre R$300 a R$100 mil aos participantes. De biojoias ribeirinhas, artesanato e ateliê de moda indígena, até soluções para o meio ambiente, como a areia de vidro e o adubo sustentável, essas empreendedoras têm, entre os pontos em comum, terem suas operações presentes na região e uma atividade econômica voltada ao desenvolvimento sustentável.

Entre 14 negócios para o programa, 11 são liderados por mulheres, entre elas algumas com outras sócias e sócios. Entre elas está a Yanciã, empresa de Manaus (AM) dedicada à inserção do artesanato na moda. Com serviços como curadoria, design colaborativo e projetos de trocas de saberes, com foco em fomentar a ancestralidade contemporânea e a moda regenerativa, a Yanciã passará por uma jornada de empreendedorismo, incluído o acesso a recursos financeiros para fortalecer o negócio no mercado. “Estamos muito felizes pela seleção, pelos outros negócios aprovados e por toda essa rede que se forma e se fortalece buscando soluções para tantos problemas que enfrentamos”, comenta a fundadora Elijane Nogueira.

Produtos da Yanciã

Assim como a Yanciã, todos os demais participantes do Lab de Impacto passam por um processo de pré-aceleração de negócios, com diagnósticos, mentorias, network e uma série de atividades, ao longo de quase um ano. Além disso, os 14 negócios selecionados estão em estágios diferentes, mas todos em fases iniciais. Cerca de 50% deles estão na encontram na fase MVP (Minimum Viable Product), enquanto os outros 50% estão na fase Piloto (Protótipo Desenvolvido, em fase de teste de mercado). “O compromisso do programa com a diversidade e a representatividade, valorizando a riqueza da região e apoiando os produtores locais envolvidos nesse bioma tão importante, é diferencial entre os programas dedicados a impulsionar negócios, principalmente nesta etapa importante que é o início de um negócio”, ressalta Juliana Simionato, Gerente de Projetos da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), parceira estratégica do programa.

Entre 2020 e 2021, o Impact Hub Manaus, responsável pelo Lab de Impacto, realizou um mapeamento nos estados da Amazônia Legal e identificou que 80% dos negócios de impacto na região amazônica quebram antes de atingirem a sustentabilidade. , “No mapeamento, também identificamos que esses negócios da Amazônia são conduzidos por empreendedores locais e vão à falência nos cinco primeiros anos, então essa etapa de pré-aceleração é fundamental”, comenta Marcus Bessa, Co-fundador do Impact Hub e coordenador do projeto .

Entre os 14 selecionados, seis dos negócios do Amazonas; três do Pará; dois do Amapá, um do Tocantins e um de Rondônia, entre projetos localizados nas capitais e nos municípios do interior. Com execução do Impact Hub Manaus, a primeira edição do Lab de Impacto tem como parceiros estratégicos a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Bemol Online, Singulari Consultoria, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), além do parceiro institucional Aliança Bioversity e Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT). Mais informações pelo e-mail @labdeimpacto.manaus@impacthub.net e no Instagram @impacthubmanaus e @parceirosamazonia.

Brazil nut oil, originally from the Amazon, Brazilian almond

Conheça mais os negócios com liderança feminina selecionados para o Lab de Impacto.

Adubo Sustentável

Liderado por Márcia Lima, a Adubo Sustentável é um negócio que atua na produção e comercialização de adubos orgânicos e sustentáveis. Localizado em Paragominas (PA), a empresa tem como objetivo fornecer soluções agrícolas que sejam amigas do meio ambiente e contribuam para a produção de alimentos saudáveis, além de proporcionar a prática da educação ambiental em escolas e casas.

Artesanato Sapopema

Presente em Iranduba (AM), o Artesanato Sapopema, liderado por Regina Ramos, é um negócio que busca valorizar o produto e a cadeia produtiva do artesanato com sementes regionais. Oferece confecção de biojoias ribeirinhas e capacitação para novas artesãos. Atualmente, estão no momento de expansão para o ramo do turismo de biojóias.

ATELIÊ YAWA

As empreendedoras Nara Mattos e Raquel Yawanawá, de Tarauacá (AC), lideram a marca das mulheres indígenas do Povo Yawanawá da Aldeia Nova Esperança, localizada no estado do Acre. Produção local e comercialização de roupas sustentáveis estampadas com os grafismos tradicionais utilizando tinturaria natural.

CACAUARÉ

Localizada em Mocajuba (PA), as empreendedoras Noanny Maia e Naianny Maia lideram a empresa produtora de cacau nativo da Amazônia, que valoriza a biodiversidade local e fortalece a cadeia para pequenos produtores. Produz cacau para fins cerimoniais, nibs, chás, geléias e licores de cacau de várzea.

CARNE DE JACA

Liderado por Maria Edivângela, a empresa produz alimentos orgânicos e saudáveis com base na carne de jaca, promovendo a sustentabilidade e a geração de renda em Taquaruçu, distrito turístico de Palmas (TO).

FLOR DE JAMBU

Fundada por Carol Vilanova e Bruno Rodrigues em Belém (PA), a Flor de Jambu é um negócio de multicanais que comercializa produtos 100% originários dos biomas da Amazônia Legal, advindos de pequenos produtores da região. Possui uma loja física na cidade de São Paulo.

TABERNA DA AMAZÔNIA

Localizada em Manaus (AM), Anne Mello e Ariadne Mello lideram uma empresa que beneficia, desenvolve e comercializa produtos alimentícios a partir da Castanha-do-Brasil. Possui uma fábrica em Manaus e a principal fonte de matéria prima vem da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus (municípios Anori, Beruri, Coari e Tapauá).

LabAQUA-i

A LabAQUA-i é uma empresa de produção de peixes in natura e hortaliças, fundada por Elizabeth Cruz e Marcel Cruz em Manaus (AM). A produção passará a ser feita por um sistema integrado que utiliza a água dos tanques da piscicultura na produção dos vegetais.

Vitrum

Localizada em Macapá (AP), a empresa, fundada por Janaína Silvestre, produz areia de vidro a partir de embalagens e resíduos do material. Ainda oferece serviços de coleta de embalagens de vidro em bares e restaurantes. Por ano, são retiradas da natureza, em média, 20 toneladas de embalagens vítreas, oriundos de bares, projetos e entregues para a Vitrum.

YANCIÃ

A YANCIÃ é um negócio focado na valorização de saberes ancestrais através da inserção do artesanato na moda. Através da curadoria, design colaborativo e projetos de trocas de saberes fomenta a ancestralidade contemporânea e a moda regenerativa. É liderada pela empreendedora Elijane Nogueira e localizada em Manaus ( AM).

ATELIÊ DEREQUINE

Presente no Parque das Tribos, considerado primeiro bairro indígena de Manaus (AM), o ateliê de moda ancestral, liderado por Vanda Witoto, valoriza as sementes e fibras naturais, que cria roupas personalizadas com grafismos indígenas. Inserimos socialmente e produtivamente as mulheres indígenas na produção sustentável, respeitando o meio ambiente, a nossa ancestralidade e memória através das sementes, fibras naturais e grafismos, assim, costurando um futuro digno, buscando garantir o bem viver, nossos direitos fundamentais e diminuindo as desigualdades econômicas e social para 7 mulheres. Atualmente estamos buscando expansão na produção, à medida que as demandas estão aumentando mais ainda não temos estrutura para dar conta dos pedidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui