A Prefeitura Municipal de Parintins, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realizou nesta segunda-feira, 15, a oficina de Planejamento do programa Cidade Empreendedora – ciclo 2025/2026. A atividade marca a adesão oficial do município à iniciativa.
Durante a oficina, foram discutidas as principais demandas da prefeitura que deverão ser atendidas pelo programa, com ênfase nas ações voltadas aos microempreendedores locais. A proposta é fortalecer setores estratégicos como educação, empreendedorismo, turismo, setor primário, meio ambiente e planejamento, alinhando o programa às reais necessidades da população parintinense.
De acordo com a equipe técnica, o Programa Cidade Empreendedora vai ao encontro de 41 metas previstas no plano de governo do prefeito Mateus Assayag, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável do município.
“O principal objetivo do programa Cidade Empreendedora é criar um ambiente de oportunidade e estimular o crescimento da economia local e transformar o município por meio das atividades empreendedoras. O objetivo de que a gestão municipal esteja preparada para criar esse ambiente favorável para o crescimento dos pequenos negócios e para que a gente possa ter uma economia crescente o ano todo”, informa a gerente do Sebrae/Parintins, Luane Pedrone.
O evento contou com participação de diversos secretários da Prefeitura de Parintins, como o titular da pasta de administração, Edy Albuquerque, que destacou o fator positivo das propostas do Sebrae para a gestão pública, principalmente, no que tange à empreendedorismo e geração de emprego e renda. Segundo Edy, o programa tem características empreendedoras bem parecidas com o plano de governo do prefeito Mateus Assayag e da vice Vanessa Gonçalves.
“Nós teremos a oportunidade de estarmos investindo na formação do capital humano aqui do município. Com novos empreendimentos, com essas novas perspectivas de negócios que envolvem os startups, que envolvem a questão de tecnologia da informação e comunicação, inclusive, formalizado no nosso plano de governo e que, consequentemente, a sua realização terá impactos positivos para a sociedade”, disse Albuquerque.
O programa é uma iniciativa do Sebrae Nacional que tem transformado a realidade de centenas de municípios em todo o país, promovendo inovação, capacitação e oportunidades para pequenos negócios.
Texto: Oliver Freire – SECOM
Foto: Eder Repolho – SECOM