A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) promoveu, nesta segunda-feira (23/09), o Workshop de Planejamento da Fase III do Plano de Bioeconomia do Estado do Amazonas. O evento, realizado em parceria com a Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), teve como objetivo discutir e alinhar as diretrizes para a implementação do Plano de Bioeconomia, reunindo diversas instituições e especialistas na área.
O secretário-executivo de CT&I da Sedecti, Jeibi Medeiros, destacou a importância do workshop para o alinhamento dos objetivos relacionados ao Plano de Bioeconomia. “O Amazonas está construindo o Plano Estadual de Bioeconomia. Hoje, reunimos várias instituições e especialistas para discutir os próximos passos. A Sedecti está comprometida em construir um plano inclusivo, que envolva toda a sociedade. Precisamos publicizar esse momento,” afirmou.
O professor do Departamento de Genética da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Spartaco Astolfi Filho, também enfatizou a relevância do Plano de Bioeconomia para o estado, abordando a Emergência Climática e o Desenvolvimento na Amazônia.
“O Plano de Bioeconomia é crucial para o desenvolvimento da Amazônia. As prioridades e urgências discutidas no workshop, como Carbono e Internacionalização, Ecossistema Amazônico, Energia Renovável e as questões econômicas da região, são essenciais para garantir um desenvolvimento pleno e sustentável,” ressaltou.
Durante o workshop, foram debatidos temas fundamentais, como Desenvolvimento Sustentável, Mercado de Carbono e Internacionalização, além de iniciativas estratégicas nos Eixos Prioritários: Ecossistema de Negócios, Energia Renovável, Governança, Pessoas e Cultura. O objetivo central foi gerar materiais técnicos que apoiem as atividades do Comitê Gestor da Estratégia Estadual de Bioeconomia e contribuir para a formulação do Plano Estadual de Bioeconomia.
O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), Inter-American Center of Tax Administrations (Ciat), GCF Task Force, Universidade do Colorado, Conservation X Labs e Amazonproject, consolidando um espaço de diálogo e colaboração em prol da bioeconomia no Amazonas.
O Plano
Desde 2020, o Governo do Amazonas tem buscado bases de dados para o desenvolvimento de um Plano Estadual de Bioeconomia, envolvendo a reformulação da Lei 4.419/2016, a elaboração de notas técnicas, workshops e levantamento de dados. Como uma das prioridades do governo de Wilson Lima, em 2024 foi formado o Comitê Gestor para a elaboração do plano e a definição de ações estratégicas.