De 15 a 17 de outubro, Manaus será o centro das discussões sobre transparência, integridade e participação social na administração pública durante o 2º Seminário Nacional de Ouvidorias de 2025, que este ano traz o tema “Ouvidoria Contemporânea – Inovação, Sustentabilidade e Gestão Pública com Escuta Cidadã”.
O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), reunirá ouvidores e gestores públicos de todo o Brasil para trocar experiências, compartilhar boas práticas e debater o papel estratégico das ouvidorias no fortalecimento da gestão pública.
O primeiro dia do Seminário acontece no Teatro Amazonas, com um evento cultural a partir das 16h, e, nos dias 16 e 17, a programação seguirá no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), com transmissão ao vivo para todo o país.
Para o secretário de Estado da Fazenda, Alex del Giglio, o evento é um marco para o Amazonas e para o fortalecimento das práticas de governança pública.
“Sediar o Seminário Nacional de Ouvidorias reforça o compromisso do estado com a transparência e com o aprimoramento constante dos canais de escuta e participação cidadã. É uma oportunidade de trocar experiências, aperfeiçoar processos e consolidar uma administração mais eficiente, ética e próxima da população”, destacou.
A chefe da Ouvidoria Fazendária da Sefaz, Ellen Patricia, ressalta que o encontro simboliza uma nova etapa na consolidação das ouvidorias como instrumento essencial de diálogo entre o cidadão e o estado.
“As ouvidorias estão cada vez mais integradas às políticas de prevenção, controle e promoção de um ambiente institucional saudável. Debater temas como o combate ao assédio, o tratamento de denúncias e a escuta ativa é fundamental para fortalecer a confiança do cidadão nos serviços públicos”, afirmou.
O seminário
Durante os três dias de programação, os participantes poderão acompanhar palestras magnas, painéis temáticos e oficinas práticas que abordarão temas fundamentais para a administração pública moderna, como o papel das ouvidorias no controle e correição, o percurso da denúncia e seus impactos na gestão, a escuta ativa e o acesso à informação em um mundo globalizado, além das ações de combate ao assédio e à discriminação.
Também serão discutidas soluções digitais e inovação nos serviços públicos, ouvidorias e justiça climática na Amazônia, entre outras pautas voltadas à promoção da transparência e da ética na gestão. Como a Lei de Acesso à Informação diante da LGPD, o tratamento de denúncias, além de orientações sobre o uso do sistema Fala.BR como fortalecimento das redes de ouvidorias em todo o país.
Além da equipe da Sefaz estarão presentes no evento a ouvidora-geral da União (CGU), Valdirene Paes; a presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins; o conselheiro e ouvidor do TCE, Mario Mello; o controlador-geral do Estado do Amazonas, Jeibson dos Santos Justiniano, entre outras autoridades.