Com o objetivo de garantir um ensino de qualidade a crianças e adolescentes de Manacapuru, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Manacapuru, realizou audiência com a Coordenadoria Regional da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (Seduc-AM) para analisar o atual cenário da rede estadual de educação na cidade.
Atualmente, a rede estadual conta com 21 escolas estaduais e quase 12 mil alunos matriculados em Manacapuru, segundo a coordenadora regional da Seduc Esterlane de Lima Palheta.
Representando o MP no encontro, o promotor de Justiça Kleyson Nascimento Barroso destacou a importância do alinhamento. “O encontro com a Coordenadoria da Seduc em Manacapuru foi muito produtivo. Foi atestado o compromisso de iniciar o ano letivo da melhor forma possível, com a oferta de todo o apoio necessário aos alunos, aos professores e às equipes pedagógicas da rede estadual de ensino”, declarou.
Durante a audiência foram abordados temas como matrículas do ano letivo de 2026, questões relacionadas à merenda, transporte e evasão escolar. Na ocasião, também foi discutida a necessidade de vigilância permanente por parte dos gestores e equipes pedagógicas, para prevenir e eliminar práticas que violem a honra, a reputação e o desenvolvimento saudável de estudantes e profissionais da educação.
Os presentes reiteraram que o ambiente escolar deve ser um local livre de qualquer forma de discriminação, tratamento desigual, ofensas ou humilhações, e reafirmaram seu compromisso com a garantia da educação e a proteção de crianças e adolescentes.





