JEBs 2024: Estudantes-atletas do Amazonas avançam nos pódios e conseguem classificação para disputas internacionais

A delegação amazonense já, até o momento, conquistou 33 medalhas na competição 

Foto: Charles Badr / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Títulos, classificações para campeonatos internacionais e histórias de superação têm marcado a participação da delegação amazonense nos  Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, que acontecem em Recife (PE). Oito novas medalhas foram conquistadas pelos alunos-atletas somando 33 conquistas. O estado medalhou em todas as modalidades que disputou até o momento.

Nesta quinta-feira (26/09), as competições estão ocorrendo nas finais do karatê e taekwondo. Na quarta-feira (25/09), a primeira conquista do dia veio no karatê. Kayane Lucena, do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM 1), conquistou a medalha de ouro na modalidade Kata. A atleta, que pratica a arte marcial há 8 anos, contou que o resultado a fez “lavar a alma” por não ter alcançado o primeiro lugar na última participação no JEBs, em 2023.

“Em Brasília, eu conquistei um bronze na série bronze. Sabia que podia mais”, ressaltou Kayane. O resultado, entretanto, foi construído de maneira prazerosa.

“Para mim, estar na academia é algo muito bom. Me sinto bem, me sinto em paz. Karatê para mim representa emponderamento”, destacou a estudante da rede estadual.

O sentimento de superar as próprias limitações também marcou a conquista da atleta Rafaela Coelho, no taekwondo. Depois de uma primeira participação sem medalhas no JEBs, a aluna da Escola Estadual (EE) Ana Neire Marques da Silva, foi para esta segunda participação mais madura e conquistou uma medalha de ouro.

“O taekwondo é um esporte muito legal, que deveria ter mais reconhecimento. Amo muito treinar e meu objetivo era ser melhor do que minha última participação no JEBs. Busquei evoluir a cada luta aqui dentro da competição. A medalha veio”, enfatizou Rafaela.

Amazonas na seleção brasileira 

Com cinco atletas em competição na quarta-feira, o karatê terminou o dia com quatro medalhas conquistadas. Com o esforço, a hegemonia já rende frutos até na seleção brasileira. Dos oito atletas da delegação, duas integram a equipe brasileira de karatê. E o resultado não poderia ser diferente: medalhas de ouro e bronze na série “Ouro” para as atletas Ana Carolyne Bezerra e Julia Raizel, respectivamente.

“Muito feliz pela medalha. Venho em uma bateria de campeonatos muito boa, medalhando nos sul-americanos e pan-americanos. Agora, sou campeã dos jogos escolares 2024. É mais um passo rumo à minha meta, a de ser campeã mundial”, compartilhou Ana Carolyne, que estuda na EE Antóvila Mourão Vieira e está classificada para o sul-americano, que acontecerá em dezembro, na Colômbia.

Já para Júlia, que estuda na EE Senador Cunha Melo, o bronze representa a certeza de estar no caminho certo.

“Estar na seleção brasileira é muito importante e, para continuar, é preciso sempre estar competindo em alto nível. Então, o objetivo foi cumprido”, constatou a atleta.

Até o fim 

Após um início de competição complicado no taekwondo, com uma derrota expressiva, a atleta Sara Albuquerque mostrou na prática o que significa acreditar até o fim. A aluna da EE Cecília Carneiro de Oliveira, em Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus),  superou o mau início e sagrou-se campeã da série Bronze, resultado muito comemorado pela equipe.

“Fiquei muito nervosa na minha primeira luta, ela era mais alta do que eu e conseguiu me atingir muitas vezes. Saí chorando com a derrota, mas minha técnica e minha mãe me acolheram. Consegui terminar com a medalha e saio daqui muito feliz”, compartilhou Sara.

Quadro de medalhas 

O Amazonas finalizou a quarta-feira com 33 medalhas.  Agora com dez ouros, seis pratas e 17 bronzes, as novas conquistas do quadro aconteceram, para além das modalidades de combate, também no handebol masculino, com o ouro na série “Bronze”. O time campeão é o da Escola Municipal Charles Garcia, em Parintins (distante 369 quilômetros).

Atletismo: Heloá Cordovil, prata no arremesso de peso e no lançamento do martelo; Dean Santos, ouro no lançamento de disco, série Prata

Atletismo Adaptado: Maria Clarice Bentes, ouro na série Prata no salto adaptado; Cristian Souza, prata na série Bronze nos 80 metros

Judô: Ana Eloíze Almeida, bronze na série Ouro; Ryan Delrikson, prata na série Bronze; Guilherme de Souza, bronze na série Bronze;  André Vinicius Amora, bronze na série Bronze e Adenílson Muniz, bronze na série Bronze

Karatê: Ana Carolyne Bezerra, ouro na série Ouro; Julia Raizel, bronze na série Ouro; Kaiane Lucena, ouro na série Prata e Yudi Taquita, bronze na série Prata

Taekwondo: Sarah Carneiro, bronze na série Ouro; Rafaela Coelho, ouro na série Prata; Sara Albuquerque, ouro na série Bronze

Tênis de Mesa: Argemiro Figueiredo, bronze na série Ouro; e Felipe Lopes, bronze na série Prata; bronze na classificação geral masculino, série Ouro e bronze na geral masculino, série Prata

Wrestling: Ester Vitória, ouro na série Ouro; Iolanda Torres, bronze na série Ouro; Kelly Lares, bronze na série Ouro; Sthefanny Guedes, ouro na série Prata; Dylan Lares, prata na série Prata;  João Marcos, bronze na série Prata; Guilherme Oliveira, bronze na série Prata; Ana Carolina Prestes, bronze na série Prata; Gustavo Costa, ouro na série Bronze e, no feminino por equipes, prata na série Ouro e bronze na série Prata.

O JEBs é um evento organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). No nível do desporto escolar, é a maior competição nacional no calendário. Neste ano, são 17 modalidades e mais 5 mil atletas em participação. O Amazonas possui representantes em todas as modalidades. As disputas se encerram no próximo dia 03 de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui