A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), abre as inscrições de seleção para ingresso no curso de Mestrado Acadêmico em Letras e Artes, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA) da UEA. Interessados devem se inscrever até às 23h59 (horário local) do dia 31 de outubro.
Por meio do convênio para oferta de vagas UEA/Seduc nº 22/2022, professores e/ou pedagogos da rede pública estadual poderão concorrer a vagas para se tornarem pesquisadores e, posteriormente, Mestres em Letras e Artes.
As informações sobre o processo podem ser encontradas na página da UEA, por meio do link: https://selecao2.uea.edu.br/?dest=info&selecao=12645. A oferta da pós-graduação dá continuidade ao Projeto Prioritário Mestre Qualificado, do programa “Educa+Amazonas”, do Governo do Amazonas.
Na primeira etapa, foram disponibilizadas 50 vagas para cursos de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Mestrado em Educação voltado a educadores de Manaus e Tefé (distante 523 quilômetros da capital).
“O diferencial desse termo de convênio é que ele garante ao professor selecionado que ele vai fazer seu mestrado, vai progredir na sua carreira verticalmente por titulação, e vai estar exclusivamente estudando com o afastamento para estudos”, afirmou a gerente de Articulações e Desenvolvimento Profissional, da Secretaria de Educação, Darle Teixeira.
Cronograma
Estão sendo oferecidas 25 vagas, sendo cinco reservadas para professores e pedagogos da rede estadual. Os candidatos podem optar por três linhas de pesquisa: Arquivo, memória e interpretação; Linguagem, discurso e práticas sociais; Teoria, crítica e processos de criação.
O processo de seleção será realizado em quatro etapas: análise do projeto de pesquisa, prova escrita de conhecimento específico, entrevista individual com o candidato e prova de proficiência em Língua Estrangeira. As etapas de seleção serão realizadas em Manaus. O resultado final será publicado no dia 9 de dezembro, com o período de matrículas entre 15 e 16 de dezembro.
A Secretaria de Educação garante o afastamento dos servidores do Quadro do Magistério Público da Secretaria, com direito à percepção do vencimento e demais vantagens inerentes ao cargo. O objetivo é que os profissionais retornem à sala de aula com o olhar, também, de pesquisador, transformando a educação por meio da pesquisa.