SEMED reúne 56 escolas para alinhar ações do Programa Escolas das Adolescências para 2026

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu um encontro com representantes de 56 escolas da rede municipal com o objetivo de dialogar, orientar e alinhar as ações do Programa Escolas das Adolescências, iniciativa voltada ao fortalecimento do ensino e ao cuidado integral dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A reunião ocorreu na Biblioteca Municipal Tonzinho Saunier com gestores, professores e técnicos da educação das zonas urbana e rural.

Do total de escolas participantes, 50 são da zona rural e 6 da zona urbana, evidenciando o compromisso da SEMED com uma educação inclusiva, equitativa e conectada à realidade dos adolescentes parintinenses, especialmente daqueles que vivem em comunidades mais distantes do centro urbano. O encontro foi marcado por momentos de escuta, troca de experiências e planejamento coletivo das ações que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2026.

Durante o evento, a secretária municipal de Educação, Gizelle Soares, destacou a importância do diálogo direto com as equipes escolares e do fortalecimento das ações pedagógicas por meio do programa. “Estivemos reunidos com os gestores e professores, tanto da zona urbana quanto da zona rural, onde as escolas aderiram ao programa Escolas das Adolescências. Foi um momento de informação, de interação e de discussão do planejamento para o ano de 2026, preparando as escolas e fortalecendo nossos professores por meio da formação continuada. É fundamental estarmos juntos das equipes para explicar como o programa acontece dentro das nossas escolas e, assim, fortalecer a educação do município para que ela avance cada vez mais”, ressaltou a secretária.

A técnica em Educação da SEMED, Deany Maia, reforçou que o encontro teve como foco principal o alinhamento das ações pedagógicas e a implementação das estratégias previstas pelo programa.“Estamos reunidos com os 56 gestores de escolas do campo e da cidade para tratar de assuntos relacionados ao Programa Escolas das Adolescências. É um momento ímpar de planejamento, pois precisamos implementar nas escolas os clubes de letramento científico dos anos finais. Hoje, estamos planejando as ações que serão desenvolvidas em 2026 em todas as escolas contempladas pelo programa”, explicou.

Representando os gestores escolares, o gestor da Escola Municipal Tsukasa Uyetsuka, Gilberto Teixeira, destacou o caráter acolhedor da iniciativa e agradeceu o apoio da gestão municipal. “Nesta manhã estivemos reunidos em uma formação do Programa Escolas das Adolescências para o ano de 2026. Esse programa tem como principal objetivo acolher nossas crianças, valorizá-las e fazer com que elas se sintam verdadeiramente acolhidas em nossas escolas. Agradeço à secretária de Educação e ao prefeito Mateus Assayag pelo apoio e compromisso com a educação”, afirmou.

Programa Escolas das Adolescências

O Programa Escolas das Adolescências é uma política educacional voltada especificamente para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, fase marcada por intensas transformações sociais, emocionais e cognitivas. O programa busca promover um ambiente escolar mais acolhedor, participativo e significativo, fortalecendo o vínculo dos adolescentes com a escola.

Entre suas principais ações estão o protagonismo juvenil, o desenvolvimento de clubes de letramento científico, a ampliação das práticas pedagógicas inovadoras, a formação continuada dos professores e o fortalecimento da gestão escolar. O programa também incentiva metodologias que dialogam com a realidade dos estudantes, valorizando suas vivências, identidades e potencialidades.

Com o planejamento iniciado neste encontro, a SEMED reafirma seu compromisso em garantir uma educação pública de qualidade, que acolhe, cuida e prepara os adolescentes para os desafios do presente e do futuro, fortalecendo o desenvolvimento integral dos alunos da rede municipal de ensino

Texto: Paulo Expedito – SEMED/SECOM
Fotos: Paulo Expedito – SEMED/SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui