
Depois de uma agenda em Cuiabá, o ex-presidente viaja para Diamantino, no interior do Mato Grosso, onde se reúne com Francisco Mendes, irmão do magistrado Gilmar mendes (STF).
Ex-prefeito da cidade há quase duas décadas, Chico Mendes, como é conhecido, decidiu voltar à política e vai concorrer ao cargo pelo União Brasil, com o apoio de Bolsonaro. O ex-presidente tem destacado a aliados que o vice na chapa de Francisco Mendes será do PL, seu partido. Bolsonaro também não esconde que busca fazer um gesto ao magistrado.
Segundp a imprensa local, Chico Mendes chegou a comunicar o irmão, há alguns dias, que a agenda estava sendo articulada. Pessoas ligadas a Gilmar avaliam que, com o gesto, Bolsonaro mostra que não tem receio de ter o nome vinculado ao decano no Supremo, apesar dos embates que possui com outros membros da corte.
O ministro não se opôs à decisão de Francisco Mendes de voltar à política, mas tem deixado claro que não se envolverá no pleito. No passado, quando ainda não era membro do STF, Gilmar Mendes chegou a ajudar nas campanhas do irmão caçula. Ele, assim como seus irmãos, é nascido em Diamantino.