O Amazonas segue fazendo história e, pelo segundo ano consecutivo, a equipe de voleibol masculina da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins) garantiu seu lugar no pódio da divisão de elite dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O evento, que acontece na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, é considerado o maior da América Latina a nível universitário.
Para garantir o bronze, a equipe amazonense, de virada, levou a melhor sobre o time do Ceará, por 3 sets a 1. No primeiro tempo, vitória para a equipe cearense por 28 a 26. Depois disso, reação do Amazonas para sacramentar o bronze da modalidade, com parciais de 25 a 22, 25 a 23 e 25 a 20.
Na 73ª edição dos JUBs, o time do Amazonas foi composto pelos atletas Alessander Santos, Emanuel Aguiar, Raylison Rocha, Kevin Lima, Marcelo Chagas, Lucca Amaury, Reginaldo Júnior, Kainan Pereira, João Pedro Sanches, Maurício Batista, Weslem Farias e Bryan Gardel, sendo comandado pelo técnico, o professor Danillo Felipe Sousa.
Para o acadêmico de Educação Física da UniNilton Lins, Maurício Batista, 21 anos, a conquista é motivo de realização.
“Sempre joguei vôlei e sonhava participar dos JUBs. Agora, além de poder realizar esse sonho, tive a honra de representar meu estado e ainda garantir uma medalha de bronze, junto à minha equipe, em minha primeira competição nacional. Foram dias de muita dedicação e trabalho duro, e estou muito feliz e grato pela oportunidade. Não tem sensação melhor para quem ama o esporte”, destacou o atleta, que atua como líbero na equipe.
Primeira divisão – Quem também se manteve na elite do voleibol universitário foi a equipe feminina de voleibol da Universidade de Uberaba (Uniube), após vencerem o Distrito Federal por 3 sets a 2, com parciais de 22×25, 25×18, 25×14, 20×25 e 15×11.
Com o resultado, a equipe amazonense, que participa pela primeira vez da competição, conquistou a quinta colocação nos JUBs 2025 e já tem o acesso garantido na primeira divisão para o ano 2026.
A competição – Organizada pela Confederação Brasileira Universitária de Desporto (CBDU), a competição reúne mais de sete mil estudantes-atletas de 312 instituições de ensino superior do país.
Além dos atletas, também participam da competição, que é considerada a maior da América Latina a nível universitário, técnicos, dirigentes, árbitros, staffs, voluntários e comitê organizador.
Fotos: Divulgação / Faud