Duas medalhas, sendo uma de prata e outra de bronze. Esse foi o saldo da equipe apoiada pelo Centro da Juventude Carauari no Campeonato Mundial organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJE), entre o final de novembro e início deste mês, em São Paulo.
A delegação do município localizado na Calha do Juruá, a 788 quilômetros de Manaus, viajou com seis integrantes. O líder do grupo foi o faixa preta Sidney Viana, que na volta para a terra natal contabilizou os feitos do time na “terra da garoa”.
“Estamos levando para Carauari duas medalhas, sendo uma de prata e uma de bronze, nessa importante participação do nosso município no Campeonato Mundial da CBJJE. O resultado não foi o esperado, mas considero satisfatório dada a dificuldade da competição”, afirmou o professor, que também lutou na classe Máster.
Os destaques da equipe Team Viana/Centro da Juventude de Carauari foram as atletas da categoria feminino. Evelyn Felinto Leite, de 20 anos, foi medalhista de bronze no Adulto Branca Pesado. No Mundial Kids, destaque para a pequena lutadora Bárbara Emília Conrado Viana, de 6 anos, vice-campeã mundial no Mirim Cinza Pesado.
“Foi uma disputa acirrada nesse Mundial Kids, pois a atleta adversária era mais alta que a Bárbara e tinha uma vantagem na envergadura. A oponente acabou vencendo na pegada do quimono, fez dois pontos e depois ficou em cima dominando a luta. Mesmo assim é importante voltar para Carauari com essa medalha de prata”, concluiu o técnico.
Centro da Juventude
As lutas, entre elas o jiu-jítsu e o judô, integram o programa de modalidades ofertadas pelo Centro da Juventude de Carauari. Trata-se de um programa social criado e mantido pela gestão do prefeito Bruno Ramalho e do vice-prefeito Zé Viana. A iniciativa, que é referência na Calha do Rio Juruá, transforma a vida de crianças, adolescentes e jovens por meio da oferta de esporte, lazer, cultura e cursos profissionalizantes de forma gratuita.
Programação
O Mundial de Jiu-Jítsu da CBJJE foi disputado em dois finais de semana. De 21 a 24 de novembro, lutaram os atletas do Juvenil, Adulto e Máster. De 30/11 a 01/12 aconteceu o Mundial Kids. Todos os combates foram realizados no ginásio do Ibirapuera, na capital paulista.
.
.
.
Emanuel Mendes Siqueira