Emiliano “Dibu” Martínez é o melhor goleiro do mundo pelo segundo ano consecutivo. O arqueiro da seleção argentina e do Aston Villa venceu o Troféu Yashin nesta segunda-feira na premiação da Bola de Ouro, realizada pela revista “France Football”.
Desde 2018, a France Football premia o melhor goleiro da temporada com o Troféu Yashin. Alisson é o único brasileiro a ter vencido, em 2019. O argentino Emiliano Martínez ficou com o título em 2023 e fatura o prêmio mais uma vez.
No ano passado, o pai do goleiro entregou o prêmio a Dibu. Dessa vez, Lautaro Martínez, seu companheiro de seleção argentina, entregou o Troféu Yashin a ele.
Dibu Martínez em 2023/2024:
- 56 jogos
- 34 vitórias
- 11 empates
- 11 derrotas
- Campeão da Copa América com apenas um gol sofrido
– Sempre sonhei em disputar um jogo representando a seleção argentina. Foi um longo caminho até chegar. Para mim foi uma honra. Tenho muito orgulho. Quando estou em campo, quero ganhar o jogo. Eu sou um pai fora de campo, um irmão, um filho. Sou muito diferente. Em campo, faço de tudo pela seleção e pelo Aston Villa – continuou.
Perguntado por Dider Drogba, apresentador da premiação, se as provocações dele eram um excesso, o goleiro respondeu que “não para os argentinos”. Lautaro Martínez chamou o companheiro de “vencedor”.
Aos 32 anos, Martínez disputa sua quinta temporada com a camisa do Aston Villa, quarto colocado na última Premier League. O goleiro foi titular e importante no título da Argentina na Copa América de 2024 com apenas um gol sofrido em seis jogos.
Lista do Troféu Yashin:
Emiliano Martínez (Argentina/Aston Villa)
Unai Simón (Espanha/Athletic Bilbao)
Andriy Lunin (Ucrânia/Real Madrid)
Gianluigi Donnarumma (Itália/PSG)
Mike Maignan (França/Milan)
Yann Sommer (Suíça/Inter de Milão)
Giorgi Mamardashvili (Geórgia/Valencia)
Diogo Costa (Portugal/Porto)
Ronwen Williams (África do Sul/Mamelodi Sundowns)
Gregor Kobel (Suíça/Borussia Dortmund)
Todos os vencedores do Troféu Yashin
2019 – Alisson
2021 – Donnarumma
2022 – Courtois
2023 – Emiliano Martínez
2024 – Emiliano Martínez
Premiados da noite:
Troféu Kopa: Lamine Yamal
Clube do ano: Real Madrid
Troféu Gerd Muller: Harry Kane e Kylian Mbappé