Governo do Amazonas destaca papel dos educadores físicos em programas que promovem qualidade de vida

Profissionais do RespirAR e do Pelci impactam milhares de amazonenses com práticas esportivas e atividades voltadas ao bem-estar físico

Educador físico Gabriel Chagas - Foto: Divulgação / Sedel

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), celebra, nesta segunda-feira (1º/09), o Dia do Profissional de Educação Física, reconhecendo o papel fundamental desses profissionais na promoção da saúde, prevenção de doenças e incentivo a hábitos saudáveis. Iniciativas como o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e RespirAR contam com a dedicação desses especialistas, que levam esporte e qualidade de vida para todas as faixas etárias.

“O Governo do Amazonas valoriza e reconhece o trabalho dos profissionais de educação física, essenciais para as nossas políticas públicas de esporte e qualidade de vida. Programas como o Pelci e o RespirAR mostram que o esporte é um instrumento de inclusão, bem-estar e transformação de vidas”, destacou o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Diego Américo.

O Programa RespirAR, referência no atendimento a pessoas com doenças respiratórias e fisioterapia, é conduzido por profissionais capacitados que utilizam a atividade física como ferramenta terapêutica. Já o Pelci atende milhares de crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos, em todo o estado, garantindo oportunidades de inclusão social e revelação de talentos esportivos.

Para o educador físico Gabriel Chagas, que atua no RespirAR, a profissão vai além da prática esportiva. “A educação física é um verdadeiro remédio. Ela previne o sobrepeso, ajuda no combate à depressão e à ansiedade, contribui para o controle do peso corporal, melhora a qualidade do sono e o desempenho no dia a dia. Os benefícios são inúmeros, tanto para a saúde física quanto mental”, ressaltou Gabriel.

O Pelci atualmente está presente em 32 núcleos da capital e cinco municípios do interior, sendo eles: Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Tapauá e Humaitá. Já o Programa RespirAR conta com 14 núcleos de atendimentos espalhados por Manaus, além do Funcional Por Toda Parte, que oferece aulas de ritmo e atividades que incluem corrida, salto, agachamento e levantamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui