Pela primeira vez na etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), o Amazonas garantiu seu lugar no pódio na modalidade taekwondo. O feito veio em dose dupla nesta quinta-feira (09/10), com os atletas Ramoel Silva, do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), e Ryan Monteiro, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Organizada pela Confederação Brasileira Universitária de Desporto (CBDU), a competição está sendo realizada na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, e segue até o dia 18 de outubro. Ao todo, a edição reúne mais de sete mil estudantes-atletas de 312 instituições de ensino superior do país para disputar 22 modalidades esportivas.
Com apenas 18 anos, o estudante de Educação Física da Uniasselvi, Ramoel Silva, garantiu seu lugar no pódio ao conquistar o bronze na categoria -68 kg. Para ele, o sentimento é de dever cumprido.
“A sensação é incrível e eu estou me sentindo muito satisfeito com o resultado, de ver que todo o esforço e dedicação valeram à pena. Eram 12 atletas na minha categoria e consegui chegar até à semifinal. No próximo ano, volto ainda mais dedicado e vou em busca do ouro para o meu estado”, afirmou o lutador, que é natural de Iranduba e integra a Equipe Reis de Taekwondo.
Quem também não contou conversa e garantiu uma medalha inédita no taekwondo para o Amazonas foi o estudante de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ryan Monteiro, de 22 anos.
Atleta da categoria -74kg, Ryan faz parte da Associação Maquiné de Taekwondo, projeto social localizado no bairro Redenção, em Manaus, e falou da importância de sua preparação para essa conquista.
“Foi muito gratificante poder participar pela primeira vez do JUBs e já chegar fazendo história para o meu estado e minha universidade. Fico alegre com o meu desempenho e só tenho a agradecer meu mestre e minha equipe no processo de preparação para essa competição. Essa conquista é nossa!”, destacou.
Evolução
Para a presidente da Federação Amazonense de Desporto Universitário (Faud), Lilian Valente, a conquista inédita na modalidade taekwondo é uma prova de que o Amazonas caminha para evoluir cada vez mais no desporto universitário nacional.
“É muito satisfatório poder fazer parte de momentos como esse, em que o potencial dos atletas amazonenses ganha destaque. Acredito no desporto universitário como ferramenta de inclusão e sempre estarei disposta a lutar para que os nossos acadêmicos tenham a oportunidade de mostrarem o seu talento”, ressaltou.