Universitários do AM iniciam disputa dos Jogos Brasileiros em Natal (RN)

Nilton Lins JUB

Com uma delegação de 62 alunos/atletas, além de treinadores e comissões técnicas, a Associação Atlética Nilton Lins inicia nesta terça-feira (7), a disputa da 73ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) que acontece até o dia 19, em Natal (RN) representando o Estado com a maior agremiação dentre as instituições amazonenses.

Participando em sete modalidades, os destaques ficam por conta da equipe de Vôlei Masculino, que este ano faz sua estreia na 1ª divisão da principal competição universitária do país, e do time de Luta Olímpica, que participou no último mês do torneio sul-americano da modalidade.

Outra grande chance de medalha para o Amazonas é a equipe de Handebol Masculino. Sob o comando do treinador José Carlos Ferreira, o time coleciona títulos estaduais e nacionais, incluindo o primeiro lugar na divisão de acesso dos JUBs de 2022, e neste ano, o time entra em quadra para disputar o retorno à categoria principal.

Além do Vôlei, Handebol e Luta Livre, a Nilton Lins representará o Amazonas no Basquete Masculino, Natação e Taekwondo.

Ontem (5), o Conselho de Instituições de Ensino Superior da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), composto pelo Presidente da CBDU Alim Rachid Maluf Neto, o vice-presidente, Luciano Atayde Costa Cabral, Profª Janaína Maciel Braga (Nilton Lins-AM), Profª. Mariana Ribeiro Pires (Udesc- SC), Profª. Sâmia Cruz da Silva (Uniateneu – CE), Prof. Pedro Ivo Barbosa dos Santos (UNB – DF) e Profª. Carlos Hermógenes Brasil Oliveira Rodrigues (Uninassau-PE), se reuniu presencialmente em Natal para tratar pautas importantes da competição, deliberar sobre o calendário 2026, discutir sobre as parcerias institucionais e organizar um grupo de trabalho para dupla carreira.

BOLSAS DE ESTUDO

De acordo com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), os JUBs 2025 vão reunir 7 mil estudantes-atletas de 312 instituições de ensino superior do País. No total, serão disputadas de 22 modalidades, incluindo e-sports como Futebol Eletrônico, League of Legends e Counter Strike, entre outros.

Desde sua fundação, a Universidade Nilton Lins tem entre seus pilares, o apoio e incentivo à pratica esportiva no Amazonas, e tem em seu histórico uma série de conquistas em competições universitárias estaduais, nacionais e internacionais em diversas modalidades.

Por meio do Programa de Incentivo ao Esporte, desenvolvido pela Fundação Nilton Lins, em parceria com a Universidade e as escolas, os alunos/atletas que integram as equipes esportivas recebem bolsas de estudo, além de suporte técnico e uniformes para as competições.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui