Dia Mundial do Hambúrguer: Brasil registra quase 250 milhões de pedidos de hambúrguer em 2024, aponta iFood

Além das versões tradicionais, mercado aposta em ingredientes regionais para diversificar cardápios e atrair novos públicos

Hambúrguer de Tambaqui - Foto: JSK Burgers / Arquivo

O hambúrguer continua sendo uma paixão nacional. Segundo dados do iFood, apenas em 2024, os brasileiros pediram quase 250 milhões de hambúrgueres pela plataforma, um crescimento de 207% em relação ao ano anterior. E a tendência não mostra sinais de desaceleração. Só nos primeiros quatro meses de 2025, já foram 72 milhões de unidades entregues, um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2024.

O levantamento também mostra que 70% dos pedidos de hambúrgueres em restaurantes na plataforma ocorrem nos fins de semana, com o domingo (39 milhões) liderando como o dia mais popular para o consumo, seguido por sábado (37 milhões) e sexta-feira (33 milhões). “O hambúrguer é o item mais consumido do iFood e a tendência é ir muito além do tradicional e do fast food, com diversas variações: sem origem animal, low carb, peito de frango, camarão, salmão, atum, sushi, pernil, picanha, cordeiro e até mesmo linguiça”, destaca Beatriz Pentagna, diretora de marketing para negócios do iFood.

Mercado local 

Esse apetite pelo sanduíche favorito dos brasileiros também impulsiona negócios locais. Em Manaus, a JSK Burgers, há 8 anos no mercado, tem surfado essa onda com uma média de 110 mil hambúrgueres vendidos por mês entre as nove unidades espalhadas pela capital amazonense. Entre os campeões de vendas estão o Silverado, o Supremo Australiano e o clássico X-Salada, mas os destaques também ficam por conta das criações com ingredientes amazônicos.

“O público local e os turistas têm demonstrado um carinho especial pelos nossos burgers regionais, como o Amazônico, que traz na composição o hambúrguer de Tambaqui, e o Amazonas FC, que também tem um toque regional, sendo produzido com queijo coalho, banana frita, além dos demais elementos. A receptividade tem sido excelente”, afirma Jéssica Kniphoff, CEO da JSK Burgers.

Segundo o diretor de operações e fundador da rede, Léo Kniphoff, o crescimento do mercado e o comportamento do consumidor manauara estão em sintonia com as tendências nacionais. “As pessoas não querem apenas um hambúrguer, elas querem uma experiência. E isso envolve sabor, identidade local, qualidade e até afeto. A comida conecta, e a gente aposta nisso em cada criação”, destaca.

A JSK também se prepara para o Dia Mundial do Hambúrguer, comemorado nesta quarta-feira, 28 de maio, com promoções especiais no cardápio, incluindo o queridinho Supremo Australiano.

Expansão do setor

Com o mercado nacional cada vez mais aquecido, a previsão da Euromonitor é de que o número de hamburguerias atinja 3,4 mil estabelecimentos até 2028, o hambúrguer se consolida como um fenômeno gastronômico e cultural que vai muito além do fast food.

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