Áreas Verdes: Prosai Parintins vai proporcionar reflorestamento na cidade

Mais de 32 mil mudas plantadas em uma área de 62 mil metros quadrados, além de 40 mil metros quadrados de grama.

Pensando no cuidado com o meio ambiente, o Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins inclui o reflorestamento na área de atuação. O projeto, que abrange o entorno da Lagoa da Francesa para receber a ação ambiental, está sendo executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas.

Para a elaboração e execução do projeto foi feito um estudo de espécies de plantas melhor adaptadas à cidade e até consulta pública à população. De acordo com o subcoordenador ambiental da UGPE, Octacílio Júnior, o local vai receber ação de reflorestamento, que vai além do simples paisagismo. “É uma nova tendência, é uma infraestrutura mais verde”, declara.

Serão mais de 32 mil mudas plantadas em uma área de 62 mil metros quadrados, além de 40 mil metros quadrados de grama.

O projeto contempla nove áreas verdes da cidade. O reflorestamento será realizado nos bairros Santa Clara, Santa Rita, Palmares e Castanheira. O paisagismo vai alcançar um espaço maior, abrangendo o Habitacional Santa Clara, Habitacional Lagoa da Francesa e Parque Santa Clara, quando estes forem construídos.

Durante o reflorestamento, serão utilizadas técnicas e tecnologias voltadas para as áreas verdes, como sistemas de GPS, drones e mapeamento. Segundo Octacílio Júnior, as áreas verdes têm grande importância ambiental e social para o município. O objetivo, diz ele, é manter e garantir a sustentabilidade ambiental e qualidade de vida da cidade de Parintins. “Essas áreas verdes ajudam a regular o clima, oferecendo sombra, redução da temperatura local, além de melhorar a qualidade do ar e absorção dos poluentes. Elas têm um papel crucial para a preservação da biodiversidade”, revela.

A UGPE informa que deve criar em Parintins um escritório local, onde vai implantar um viveiro de mudas. O espaço terá a finalidade de mostrar à população como será o trabalho voltado para as áreas verdes, as espécies a serem plantadas, além da realização de cursos, ações de sensibilização e todo um trabalho técnico-social dentro do Prosai.

FOTOS: Imagem Ilustrativa/UGPE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui