Com apoio do Governo do Amazonas, Gol do Brasil incentiva formação esportiva e inclusão social em Manaus

O Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Corrêa Lopes, localizado no Conjunto Viver Melhor, zona norte de Manaus, foi palco neste sábado (08/11) do Projeto Gol do Brasil, iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em parceria com a Federação Amazonense de Futebol (FAF) e com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM).

O evento reuniu 120 crianças das categorias Sub-7, Sub-11, Sub-13 e Sub-15, em uma manhã de atividades esportivas e educativas voltadas à formação integral, incentivo à prática esportiva e ao fortalecimento de valores como respeito, empatia, disciplina e cooperação.

Representando o governador Wilson Lima, o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Diego Américo, destacou a importância do projeto e reforçou o compromisso do Governo do Amazonas com o fomento ao esporte de base.

“O Gol do Brasil é um exemplo de que o futebol vai muito além das quatro linhas. Ele forma cidadãos, ensina valores e abre caminhos de inclusão e aprendizado. Em nome do governador Wilson Lima, reafirmo nosso compromisso em seguir fomentando o esporte de base, para que nossas crianças e adolescentes tenham oportunidades reais de desenvolvimento e possam se tornar os grandes atletas do futuro”, afirmou o secretário.

Durante o evento, o coordenador de Desenvolvimento e Projetos da CBF, Felipe Dambroz, ressaltou o papel social do futebol e o novo momento da CBF na promoção da inclusão esportiva em todas as regiões do país.

“O Gol do Brasil reflete o compromisso da nova gestão da CBF, presidida por Samir Xaud, em levar acessibilidade e inclusão por meio do futebol. O projeto foi totalmente reestruturado, com novos valores e identidade, para usar o esporte como ferramenta de transformação social e educacional. Estamos percorrendo todas as regiões do Brasil e é uma alegria imensa chegar à região Norte, fortalecendo o vínculo entre o futebol e a comunidade”, destacou Dambroz.

A ação contou ainda com a presença do presidente da FAF e vice-presidente da CBF, Ednailson Rozenha, além do coordenador do Núcleo do Desporto Escolar (NDE), Joniferson Vieira, e diretor de Competição da FAF, Thiago Durante.

Criado como parte do Programa de Legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, o Gol do Brasil utiliza o futebol como ferramenta de inclusão e desenvolvimento humano. Desde 2020, o projeto conta com o selo de cooperação da UNESCO, que avalia e reconhece o impacto social e educacional da iniciativa em todo o país.

Baseado nas dez habilidades de vida definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), como empatia, pensamento crítico e autoconhecimento, o projeto busca formar cidadãos conscientes e solidários, promovendo a união entre esporte, educação e cidadania.

Fotos: Arthur Castro/Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui