O governo do Amazonas inaugurou, neste sábado (27/09), uma telessala e um telediagnóstico do programa Saúde AM Digital, além de entregar cadeiras de rodas para pessoas com deficiência em Carauari (a 788 quilômetros de Manaus). As ações integram o pacote de iniciativas do Governo do Amazonas em celebração aos 114 anos de fundação do município. Com a inauguração, o Telessaúde passa a contar com 94 pontos em funcionamento em 37 municípios do estado.
“O Telessaúde é um aplicativo em que vocês vão ter todo o histórico médico. Vai ter o exame, vai ter a consulta, vai ter a receita médica, e podem levar para onde quiser. Quem tiver o celular e a internet pode receber o atendimento em casa. Para quem não tem, a sala inaugurada aqui em Carauari vai garantir o serviço. Esse é um passo importante para levar dignidade e respeito à população do interior”, afirmou o governador Wilson Lima, ao destacar a importância do serviço.
Participaram da agenda, além do governador e do prefeito de Carauari, Airton Siqueira, os deputados estaduais Cabo Maciel e Dr. Gomes, vereadores do município e o prefeito de Itamarati, João Campelo.
Com a inauguração, os moradores passam a ter acesso a consultas em 17 especialidades médicas e exames de eletrocardiograma (ECG) pelo telediagnóstico, fundamentais para o acompanhamento da saúde do coração. Em Carauari, mais de 30 mil pessoas já são beneficiadas pelo programa.
O agricultor José Matias, de 57 anos, foi um dos primeiros atendidos pelo serviço de telediagnóstico. Ele realizou um exame de ECG e destacou a rapidez e a importância da iniciativa.
“Eu nunca tinha feito esse tipo de exame, porque às vezes demora. Eu achei top. Gostei do serviço. Espero que continue assim e que continue melhorando cada dia mais. Foi muito bom esse exame”, relatou.
Acessibilidade
Na mesma agenda, o governador Wilson Lima também realizou ações voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência. Foram entregues 15 cadeiras de rodas do programa Inclusão sobre Rodas, coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), garantindo mobilidade e dignidade a moradores em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, 41 documentos de identificação foram repassados à população, incluindo a Carteira da Pessoa com Deficiência (CiPcD), a Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e o Passe Legal. Esses instrumentos asseguram prioridade em serviços públicos e privados, além de facilitar o deslocamento pelo transporte rodoviário intermunicipal, seja por meio da gratuidade ou do desconto nas passagens. As medidas reforçam o compromisso do Governo do Estado em ampliar a cidadania e os direitos das Pessoas com Deficiência.
Tratamento da água
O município também recebeu 65 caixas de hipoclorito de sódio, somando 2.750 frascos (170 quilos), entregues pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O produto é utilizado para a desinfecção da água consumida pela população, sendo essencial para a prevenção de doenças de veiculação hídrica, como diarreias e hepatite A.
FOTOS: Arthur Castro e Diego Peres/Secom