Parintins, AM – O 58º Festival de Parintins abriu as portas para a inclusão na última sexta-feira (27/06) com a estreia do Espaço Acessível. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), proporcionou a pessoas com deficiência (PcDs) e seus acompanhantes uma experiência inédita de conforto e acessibilidade no Bumbódromo.
Rosemery Barreto, mãe atípica de Luiz Guilherme, um adolescente de 17 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), definiu o atendimento como “maravilhoso” e a localização como “muito bem localizada”, destacando a preocupação genuína com a PcD. Pela primeira vez no espaço, a família parintinense pôde vivenciar o espetáculo em um ambiente seguro e adaptado, fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
“Os atendentes deixam todos confortáveis, têm essa preocupação com o PcD, e isso é muito importante, pois eles podem ter esse momento de apreciar a nossa cultura”, elogiou Rosemery sobre a equipe multiprofissional. Luiz Guilherme, torcedor fervoroso do Caprichoso, também expressou sua alegria: “Eu adorei o espaço. A oportunidade de estar aqui, pertinho dos itens do meu boi, é uma energia inexplicável. Eu não tenho palavras para descrever a gratidão de ter a oportunidade de estar aqui hoje”.
Diariamente, 30 vagas são disponibilizadas, permitindo que cada pessoa com deficiência leve um acompanhante, se necessário. A criação do Espaço Acessível reafirma o direito à inclusão em todos os eventos públicos estaduais em Manaus e em grandes eventos como o Festival de Parintins.
Selma Nunes, secretária titular da SEPcD, ressaltou o objetivo da iniciativa: “O Espaço é um direito das pessoas com deficiência e nós estamos trabalhando para assegurar isso, para que todos possam aproveitar aquele momento especial com seu boi-bumbá com segurança e acessibilidade, no Festival de Parintins”.
Estrutura Completa para Todos
O Espaço Acessível, estrategicamente situado no centro do Bumbódromo, em frente aos camarotes, oferece uma estrutura completa. O local conta com área personalizada, telas de apoio com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), banheiros adaptados, distribuição de água e rampas de acesso. Além disso, equipes multiprofissionais garantem suporte e acompanhamento contínuo aos participantes durante todo o evento.
Para pessoas cegas ou com baixa visão, o espetáculo se torna totalmente inclusivo com a disponibilidade de audiodescrição ao longo de toda a noite.