Evento é organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM)
A redução da mortalidade materna em 49,2% foi destacada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), durante a abertura do 6º Seminário de Enfermagem em Saúde da Mulher, nesta sexta-feira (11/04). Foram apresentados dados que mostram a queda histórica, entre 2023 e 2024, os quais reforçam o compromisso do Governo do Amazonas para com esse público.
“Conseguimos reduzir os índices em 2024, o melhor resultado dos últimos dez anos. A Secretaria de Estado de Saúde está com um processo de trabalho cada vez mais inovador e com qualidade, para podermos manter e melhorar ainda mais esse desempenho”, afirmou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.
Promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), a programação teve como tema ‘Tecnologias Inovadoras para Prevenção da Mortalidade Materna no Amazonas: Desafios e soluções futuras’. O evento reuniu especialistas e representantes de instituições estaduais e municipais para discutir estratégias de enfrentamento, no auditório da Faculdade Martha Falcão, zona sul de Manaus.
A secretária Nayara Maksoud também enfatizou o papel das novas tecnologias no avanço da assistência à saúde das mulheres, especialmente no interior do Estado, onde questões geográficas impõem limitações de acesso.
“O Governo do Amazonas tem trabalhado para colocar essas soluções em prática, também através da Telemedicina, ampliando o acesso à saúde, especialmente no interior do estado. As gestantes são um grupo prioritário. E o objetivo é garantir mais acesso, qualidade na assistência e atenção especial para que possamos melhorar, cada vez mais, os indicadores da saúde materna”, destacou a secretária da SES-AM.
O seminário contou com mesas-redondas sobre o panorama da mortalidade materna no estado, casos de sucesso com uso de tecnologias e estratégias de prevenção, além de minicursos voltados para a atualização de profissionais da área.
FOTO: Evandro Seixas/SES-AM