Sect e Petrobras avançam em pedidos de concessão para viabilizar retomada de perfurações no Amazonas

Reunião debateu sobre Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) em áreas que devem receber perfurações após mais de 10 anos

A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) se reuniu com representantes da Petrobras, nesta terça-feira (06/01), para dar continuidade ao protocolo de solicitações de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), que estão em análise na secretaria. A medida é considerada fundamental para viabilizar o início do processo de perfuração de poços na região de Urucu-Coari, atividade que será retomada após mais de uma década de interrupção.

A secretária da Sect, Renata Queiroz, destacou o papel da secretaria na articulação institucional e na promoção da segurança energética. “Para a gente, é um orgulho porque fazemos questão de mostrar que a Sect participa dessa atividade. Esse instrumento viabiliza investimentos de longo prazo, facilita o cumprimento de exigências ambientais e regulatórias e assegura a continuidade das atividades, evitando conflitos fundiários ou interrupções. Além disso, fortalece a relação institucional com o poder público, ao mesmo tempo em que preserva o patrimônio público, como determina o governador Wilson Lima”, destacou.

A concessão de CDRU é essencial para os trabalhos da Petrobras, porque garante segurança jurídica para o uso de áreas públicas necessárias às suas operações, permitindo a instalação e manutenção de estruturas como bases operacionais, dutos e terminais.

O gerente de projetos da Petrobras, Marcos André, destacou que a retomada da perfuração após dez anos marca um momento relevante para o setor energético e para a economia local, com investimentos de cerca de meio bilhão de dólares. “As atividades incluem a perfuração de 22 poços, com o lançamento de aproximadamente 40 quilômetros de linhas e a retomada desses investimentos na região amazônica, o que impulsiona setores de apoio como construção, navegação e serviços, gerando empregos, renda e arrecadação de impostos”, disse.

Segundo ele, a exploração é essencial para a reposição de reservas e para garantir o futuro da produção de óleo e gás no Amazonas, além de aumentar o retorno à sociedade com geração de energia e empregos.

Processos em andamento

Atualmente, estão em tramitação na Sect três pedidos de CDRU considerados estratégicos para o avanço das próximas perfurações da Petrobras, são eles: o complemento LOC 2; o Novo Poço ARZ 1 e o Novo Poço CPP-2. Segundo Marcos André, a iniciativa demonstra a união de esforços em prol do desenvolvimento do estado. A campanha de perfuração tem início previsto para fevereiro, enquanto os novos poços devem começar a ser perfurados no segundo semestre, após a conclusão de todo o processo de licenciamento ambiental. Nesse contexto, ele destacou que a parceria com a Sect é fundamental, pois garante o direito de uso das áreas, etapa indispensável para viabilizar a documentação e dar entrada nos processos de licenciamento ambiental necessários às operações.

A reunião reforçou o alinhamento entre o Governo do Estado e a Petrobras para destravar investimentos, fortalecer a cadeia produtiva e impulsionar a geração de emprego e renda, além de contribuir para a segurança energética e o desenvolvimento econômico regional.

FOTOS: Matheus Romão/ Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui