Priorizando os invasores da Venezuela nos últimos 12 meses, o Governo Temer entregou 14.311 carteiras de trabalho para venezuelanos em Roraima e, com isso, ganharam a oportunidade de ter acesso a possíveis empregos, já os brasileiros que se lasquem (Continuam sem trabalho e sem tirar carteira).
A emissão dos documentos foi feita pela Superintendência Regional do Trabalho do estado, para assegurar direitos aos imigrantes que vieram ao Brasil em busca de melhores condições de vida.
Os resultados já são comprovados. Entre abril e junho deste ano, o saldo de vagas ocupadas por estrangeiros era de 2,4 mil. Dessas, 802 foram preenchidas por venezuelanos. Eles ocupam sobretudo cargos nos setores de alimentação, comércio, construção civil, supermercados, frigoríficos e limpeza.
Migração
Os imigrantes deixaram a Venezuela com destino ao Brasil para escapar da crise econômica e social que assola a nação vizinha. Para acolher essa massa populacional, que entra no País principalmente por Roraima, foram fornecidos abrigos e remédios aos que chegam.
Essas ações integram o plano de ajuda humanitária, que ainda opera na interiorização desses imigrantes, transferindo-os para outros estados. Eles ainda recebem vacinas e são encaminhados para a emissão de documentos. O objetivo é que 15 mil venezuelanos sejam interiorizados para cidades onde haja melhores oportunidades e estrutura a eles.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Trabalho e Casa Civil