Os passaportes dos ministros do STF devem ser cancelados caso Trump vença as eleições, dizem analistas ouvidos pelo Portal.
Os parlamentares que solicitaram o pedido são do Partido Republicano, legenda do ex-presidente Donald Trump. No pedido, eles alegam que os ministros do STF teriam usado seus cargos para silenciar a liberdade de expressão no Brasil. Para isso, citam a suspensão do X determinada por Moraes.
Integrantes da diplomacia brasileira e do Planalto avalian que caso Trump vença as eleições para a Casa Branca, em novembro, os pedidos serão aceitos.
Trump é próximo de integrantes do clã Bolsonaro, desafetos declarados de Moraes e de outros ministros do Supremo.
Pedido dos parlamentares americanos
“Respeitosamente pedimos que você negue qualquer pedido de visto americano ou admissão nos Estados Unidos, incluindo a revogação de qualquer visto existente, para o ministro da Suprema Corte brasileira, Alexandre de Moraes, e os demais membros da Suprema Corte do Brasil. O Brasil é cúmplice nestas práticas antidemocráticas”, dizem os parlamentares americanos no pedido.
Em outra ação da ofensiva contra Moraes, os deputados Maria Elvira Salazar e Darrell Issa também protocolaram um projeto que proíbe entrada nos Estados Unidos de autoridades que promovam censura contra americanos.
Elon Musk é o maior financiador de campanha de Donald Trump.